Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pombal vai apoiar jovens no arrendamento de casa

03 fev, 2023 - 13:22 • Lusa

Nesta primeira fase, o município estima que cerca de 50 jovens possam beneficiar deste programa.

A+ / A-

A Câmara de Pombal prevê iniciar no primeiro semestre deste ano o apoio aos jovens no arrendamento de casa, disse esta sexta-feira o presidente da autarquia, estimando admitindo que a primeira fase deste programa possa beneficiar 50 pessoas.

“O principal objetivo é criar mais oportunidades de fixação dos jovens no nosso território. Nós temos um conjunto de iniciativas que promovem a emancipação jovem e não há dúvidas nenhumas de que a componente habitação é considerada como uma das principais iniciativas para podermos fixar jovens no nosso território”, afirmou à agência Lusa Pedro Pimpão (PSD).

O projeto de elaboração do Regulamento do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Jovem, denominado “Vive Pombal”, foi aprovado por unanimidade na reunião de Câmara de quinta-feira, seguindo-se a consulta pública.

“Os vereadores do Partido Socialista tinham também uma proposta inicial relativamente a esta matéria e conseguimos conciliar esta com a proposta que os serviços estavam a preparar e chegar a um documento consensual”, referiu Pedro Pimpão.

Segundo o autarca, o município pretende, “ainda no primeiro semestre, ter este programa já completamente a funcionar no terreno”, para criar “oportunidades para que os jovens tenham este apoio ao arrendamento”.

Pedro Pimpão explicou que, de acordo com o modelo definido no regulamento, a Câmara vai apoiar até 50% do valor das rendas dos jovens que se candidatem e cumpram os requisitos que o documento estabelece.

“Temos 150 mil euros já afetos no orçamento para esta primeira fase do programa. Três anos [é] o período de apoio do arrendamento jovem. Isto significa que o programa vai ter daqui a dois, três anos uma dotação superior a meio milhão de euros”, declarou.

Pedro Pimpão perspetiva que nesta primeira fase 50 jovens possam beneficiar deste programa, “o que significa que quando o programa já estiver na sua fase mais madura”, a autarquia vai “estar a apoiar cerca de 150 jovens, o que é um dado muito significativo”.

Questionado se há disponibilidade de habitação no mercado de arrendamento concelhio, o presidente da Câmara de Pombal, no distrito de Leiria, adiantou que a estratégia passa por criar áreas de reabilitação urbana em todas as sedes de freguesia, “precisamente porque existem muitos imóveis que estão devolutos”.

“O nosso objetivo é estimular também, aqui, agora, os privados a reabilitarem os seus imóveis e a colocarem esses imóveis no mercado de arrendamento”, para que “os jovens tenham mais oportunidade de aceder e aplicar o arrendamento”, acrescentou.

Na última década, de acordo com os censos 2021, Pombal foi o concelho do distrito de Leiria que mais perdeu habitantes (4.075), possuindo de acordo com o Instituto Nacional de Estatística 51.170 residentes.

O presidente da Câmara reconheceu que as dificuldades de acesso e o custo da habitação podem explicar a diminuição da população.

“A análise que fizemos é que o acesso à habitação é, realmente, uma dessas componentes mais importantes para a fixação de pessoas”, assinalou.

O projeto de regulamento, entre outras condições de admissibilidade, possibilita a candidatura de jovens entre os 18 e os 35 anos e, no caso de se tratar de um casal, um dos elementos pode ter até 37 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+