Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

JMJ. Marcelo diz que "entidades envolvidas estão a falar" para rever o projeto do altar-palco

01 fev, 2023 - 14:38 • Susana Madureira Martins

Presidente deu a entender que a reunião entre a Câmara de Lisboa, a Igreja e os técnicos para rever o altar-palco do Parque Tejo, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, já estará a "decorrer". Marcelo Rebelo de Sousa apelou ainda ao "bom senso".

A+ / A-

O Presidente da República admitiu, esta quarta-feira, que as conversas entre as diversas partes envolvidas na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão já a "decorrer" para encontrar uma "solução" na sequência da polémica em torno do custo do altar-palco do Parque Tejo, onde irá ocorrer a missa final com a presença do Papa.

Falando aos jornalistas no Antigo Picadeiro Real, em Lisboa, onde assistiu a mais uma sessão com músicos e jovens, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que "neste momento", daquilo que percebeu, "as entidades envolvidas estão a falar e, portanto, estão a tratar de ver qual é a solução adequada para compatibilizar o sucesso dessa jornada com aquilo que é a situação que vivemos no mundo e também em Portugal".

Marcelo que disse ainda, que "estando isso a decorrer esta semana e nas próximas semana", é esperado que "haja um bom senso e uma capacidade de conjugar esses dois valores que, no fundo, corresponde ao sentir dos portugueses em geral".

Ao que a Renascença apurou, a Câmara de Lisboa terá convocado esta segunda-feira as diversas partes envolvidas na construção do altar palco do Parque Tejo para uma reunião a incluir elementos da Igreja, da autarquia, da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) e da Mota-Engil, a empresa a quem está atribuída a construção do projeto.

Fonte ligada ao processo refere que para estas conversas "alguém tem de aparecer com uma proposta para ser feita em tempo" pela construtora e é preciso perceber "onde é que se pode reduzir custos". Deverá caber à CML apresentar um modelo alternativo do altar-palco do Parque Tejo, sendo que foi a SRU a contratar a construção do projeto que a JMJ decidiu.

Estes contactos estão a ser mantidos na maior reserva, um dia depois de o vice-presidente da autarquia, Filipe Anacoreta Correia ter excluído o coordenador do Governo destes contactos e das reuniões que vierem a decorrer.

José Sá Fernandes não foi convidado para a reunião desta semana, mas o próprio gabinete de coordenação avançou à Renascença que não estava à espera de marcar presença na reunião nem a ausência causa desconforto, porque não faz parte das suas competências.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+