Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Temporada tauromáquica em Portugal arranca em Mourão

31 jan, 2023 - 18:34 • Lusa

Quarta-feira, a partir das 15h00, vão ser lidados seis novilhos da ganadaria de António Brito Pais.

A+ / A-
Foto: DR
Foto: DR
Foto: Villar Lopez/EPA
Foto: Villar Lopez/EPA
Foto: Javier Lizon/EPA
Foto: Javier Lizon/EPA

A temporada tauromáquica em Portugal arranca, na quarta-feira, com um festival taurino solidário em Mourão (Évora), contando o festejo com a presença em praça de toureiros portugueses e espanhóis.

Em comunicado, a Federação Portuguesa de Tauromaquia (PróToiro) explica que este festejo taurino é um dos dois que constituem a Feira Taurina de Mourão, em honra de Nossa Senhora das Candeias, e cujos lucros que vierem a ser obtidos vão reverter a favor do abrigo infantil daquela vila alentejana.

Assim, na quarta-feira, a partir das 15h00, vão ser lidados seis novilhos da ganadaria de António Brito Pais.

Em praça, vão estar os cavaleiros praticantes Diogo Oliveira e Tristão Ribeiro Telles, o cavaleiro amador Francisco Maldonado Cortes, dois novilheiros, o português Diogo Peseiro e o espanhol Erik Oliveira, e ainda o novilheiro praticante Gonçalo Alves, cabendo as pegas das lides a cavalo aos forcados Amadores de Monsaraz.

As portas da praça de touros de Mourão voltam, depois, a abrir no sábado, também pelas 15h00, para acolher outro festival taurino, em que vão ser lidados seis novilhos de Murteira Grave.

Em praça, vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol Jr. e António Telles filho, cabendo as lides a pé aos matadores de toiros Domingo López Chavez [Espanha], Manuel Dias Gomes, Tomás Rufo (Espanha]) e Manuel Caballero [Espanha].

As pegas vão ser asseguradas pelo Grupo de Forcados Amadores de Santarém.

A temporada abre a 1 de fevereiro, em Mourão, e termina, habitualmente, a 1 de novembro, na localidade de Cartaxo (Santarém).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+