Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ordem dos Médicos. Baixas médicas passadas pela SNS24 pode ter "consequências desastrosas"

29 jan, 2023 - 22:03 • Diogo Camilo , João Cunha

Medida vai ser votada no Parlamento na quarta-feira e permite à Linha SNS24 poder passar baixas de curta duração, até três dias, deixando de ser necessário um atestado do medico de família.

A+ / A-

A Ordem dos Médicos criticou este domingo a possibilidade da Linha SNS24 poder passar baixas de curta duração, até três dias, deixando de ser necessário um atestado do medico de família.

“Não concordamos com esse tipo de medida. O que o Dr. Manuel Pizarro e a Comissão estão a propor é uma situação completamente fora da caixa e que vai ter consequências desastrosas em pouco tempo”, disse, em declarações à Renascença o bastonário, Miguel Guimarães.

A medida será votada na especialidade na quarta-feira e pretende libertar os médicos dos cuidados de saúde primários. A ser aprovada, a medida pode entrar em vigor no próximo mês de Abril.

Em reação a Ordem dos Médicos questiona como pode a Linha Saúde 24 passar baixas se não tem médicos.

“A Linha Saúde 24, que tem tantas funções, e uma das suas principais funções é orientar devidamente os doentes que devem ir às urgências e quem não deve ir às urgências. A partir de agora, a preocupação é ligar para lá para conseguir uma baixa. Como podem passar uma baixa, se não há médicos na Linha Saúde 24?”, pergunta Miguel Guimarães.

O bastonário sugere que seja construído um modelo de declaração que a assunção de responsabilidade seja do próprio doente, e que a mesma esteja prevista na lei.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rosa Maria Borges Lo
    01 fev, 2023 Amadora 13:04
    Ofensa à classe médica, há anos proibiram os médicos privados de passar atestados. Gostava de saber se as baixas diminuíram. Nunca vão à raiz do problema
  • José Almeida
    31 jan, 2023 C. Paiva 18:15
    Porque não pedem a baixa nas caixas do Continente Pingo Doce Lidll ou Mercadona? É prático e ainda podem ter descontos.

Destaques V+