Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo discute prevenção de incêndios

23 jan, 2023 - 05:21 • Lusa

O ciclo de reuniões “Preparar o verão no inverno” vai iniciar-se em Guimarães. É organizado em cooperação com as cinco comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

A+ / A-

O Governo inicia esta segunda-feira, em Guimarães, um ciclo de reuniões sobre “preparar o verão no inverno” e debater a prevenção dos incêndios rurais com autarcas de todo o país.

Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), o encontro desta segunda-feira marcado para as 15h00 no Teatro Jordão, abrirá o ciclo de reuniões “Preparar o verão no inverno”, organizadas em cooperação com as cinco comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) para sensibilizar os municípios para a limpeza das faixas primárias de combustível, entre outros objetivos.

Nas reuniões, com as entidades diretamente responsáveis pelas diferentes componentes da prevenção de incêndios rurais, participam os membros das áreas governativas da Administração Interna, do Ambiente e da Ação Climática, da Coesão Territorial e da Agricultura e Alimentação.

Ainda de acordo com o MAI, nos encontros serão também divulgadas as novas linhas de acesso aos fundos europeus em matéria de Proteção Civil, sendo que ao nível do Plano de Recuperação e Resiliência há cerca de 20 milhões de euros para a área da Proteção Civil, dos quais 12,6 milhões de euros para a aquisição de veículos florestais, seis milhões de euros para a compra de Equipamentos de Proteção Individual destinados ao reforço da segurança pessoal dos bombeiros e um milhão de euros para a formação de 3.300 agentes de proteção civil (na sua maioria bombeiros).

Numa nota do MAI é igualmente referido que, além de participar na reunião desta segunda-feira, em Guimarães, na próxima semana o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, irá estar presente em ações de prevenção desenvolvidas pelos municípios, reuniões de bombeiros voluntários e comandos dos corpos de bombeiros das 24 comunidades intermunicipais, “sob o lema de que é no outono e no inverno que se preparam a primavera e o verão”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+