Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apreendidos 10,5 milhões de cigarros em contentor marítimo na região de Leiria

02 nov, 2022 - 08:38 • Lusa

Contentor veio dos Emirados Árabes Unidos e o seu registo indicava que a carga era constituída por portas e respetivos caixilhos e soleiras.

A+ / A-

A GNR apreendeu numa operação conjunta com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) 10,5 milhões de cigarros no interior de um contentor marítimo que estava parqueado junto à via pública na região de Leiria, foi hoje anunciado.

A 21 de outubro, GNR e AT procederam ao controlo do contentor, que estava ainda com o selo colocado pela companhia de navegação inviolado, tendo encontrado no seu interior 10.500.000 cigarros acondicionados em caixas, prontos para serem comercializados.

"Apurou-se que esse contentor era proveniente dos Emirados Árabes Unidos e tinha sido objeto de declaração aduaneira que mencionava que a sua carga era constituída por portas e respetivos caixilhos e soleiras", é referido na nota.

Os cigarros foram apreendidos, "tendo-se assim evitado que entrassem na cadeia de consumo, o que iria provocar uma evasão de cerca de 1,87 milhões de euros de tributos, com prejuízo de igual montante para os cofres da União Europeia e do Estado português".

Foi instaurado o procedimento criminal, que prosseguirá os seus termos sob a direção dos Serviços do Ministério Público, tendo para o efeito sido constituída uma equipa mista de investigação, constituída pela Unidade de Ação Fiscal da GNR e pela AT.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+