Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PGR

Suspeita de más práticas médicas. MP abre inquérito ao Hospital Amadora-Sintra

18 jan, 2023 - 12:42 • Carla Fino

Anúncio surge após denúncias de doentes mutilados ou que morreram na sequência de alegadas más práticas pela equipa de cirurgia.

A+ / A-

A Procuradoria Geral da República confirma a instauração de um inquérito às alegadas más práticas médicas pela equipa de cirurgia do Hospital Amadora-Sintra.

À Renascença, fonte do Ministério Público revela que o inquérito decorre no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa-Oeste, na secção da Amadora.

A abertura de um inquérito pelo MP surge depois de a Entidade Reguladora da Saúde ter anunciado uma investigação ao caso, bem como o próprio hospital, na sequência de denúncias de alegadas más práticas.

Na sexta-feira, o jornal Expresso noticiou que, segundo denúncias de dois cirurgiões, mais de 20 doentes operados no Hospital Fernando Fonseca, que serve a população dos concelhos da Amadora e Sintra (distrito de Lisboa), "morreram ou ficaram mutilados" alegadamente por más práticas médicas no serviço de cirurgia.
De acordo com o semanário, os casos remontam ao ano passado e foram comunicados à direção clínica do hospital no início de outubro (17 doentes) e no final de novembro (cinco situações).
A Ordem dos Médicos foi informada sobre as suspeitas por correio eletrónico. Na missiva enviada à Ordem, segundo o Expresso, os denunciantes escrevem que a "denúncia não se centra num médico em particular, mas sim numa situação sistémica".
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+