Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo

Afetados pela enxurrada no Porto têm de fazer levantamento de danos

11 jan, 2023 - 18:31 • Lusa

O concelho registou, no sábado, em menos de duas horas, 150 pedidos de ajuda por causa das inundações em habitações e vias públicas, principalmente na baixa da cidade.

A+ / A-

O presidente da Câmara do Porto avançou que os comerciantes e moradores afetados pelo mau tempo têm de fazer o "levantamento exaustivo" dos prejuízos para avançar com candidaturas ao apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

"É importante, neste momento, que [os comerciantes] façam o levantamento exaustivo [dos prejuízos]", afirmou Rui Moreira.

À margem de uma cerimónia de louvor aos 180 trabalhadores municipais que estiveram envolvidos na resolução da enxurrada e nos trabalhos de limpeza, o autarca independente avançou que os serviços municipais estão também, neste momento, a preparar as candidaturas e, junto dos comerciantes, a perceber "se têm seguro, quais são as avarias e se perderam mercadoria".

"A partir daí, vamos apresentar a candidatura desses comerciantes para serem ressarcidos", adiantou o autarca, referindo-se à linha de financiamento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para cobrir os prejuízos causados pelo mau tempo.

Rui Moreira adiantou que, à semelhança dos comerciantes da baixa da cidade, os moradores da zona das Fontainhas afetados pela intempérie devem "fazer um relatório com os danos que tiveram".

Na segunda-feira, fonte do gabinete de comunicação da autarquia adiantou que a contabilização dos danos causados pelas enxurradas estava a decorrer, não sendo ainda possível estimar a data da sua conclusão.

O concelho do Porto registou, no sábado, em menos de duas horas, 150 pedidos de ajuda por causa das inundações em habitações e vias públicas, principalmente na baixa da cidade, disse à Lusa fonte da Proteção Civil local.

As enxurradas causaram também danos em algumas habitações na zona das Fontainhas.

Na sequência das enxurradas, a Metro do Porto pediu um estudo sobre as condições da empreitada da Linha Rosa, que decorre na baixa da cidade, ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+