Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Vórtex

Ministério Público pede prisão preventiva para Miguel Reis

13 jan, 2023 - 12:42 • Redação com Lusa

Também é pedida prisão preventiva para o construtor Francisco Pessegueiro, outro dos arguidos na operação Vórtex.

A+ / A-

O Ministério Público (MP) pediu esta sexta-feira que Miguel Reis, ex-autarca de Espinho, e o construtor Francisco Pessegueiro, ambos arguidos na Operação Vórtex, fiquem em prisão preventiva. A informação foi avança à Lusa por um dos advogados no processo.

Segundo a mesma fonte, para os restantes três detidos "não foi pedida nenhuma medida de coação especial", pelo que vão ser libertados esta tarde.
As medidas de coação a aplicar ao ex-autarca Miguel Reis e aquele empresário vão, segundo a mesma fonte, ser anunciadas no sábado, às 12h00.
Miguel Reis, que tinha sido eleito em 2021 pelo PS, anunciou ontem a renúncia ao cargo de presidente de Câmara de Espinho. Francisco Pessegueiro é proprietário da empresa de construção civil Pessegueiro Investments.

Ontem à tarde, Miguel Reis foi ouvido durante quase cinco horas no Tribunal de Instrução Criminal do Porto no âmbito da operação Vórtex, que investiga suspeitas de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poder e tráfico de influências.

Em comunicado, na terça-feira, a Polícia Judiciária explicou que estas cinco pessoas foram detidas na sequência de cerca de duas dezenas de buscas, domiciliárias e não domiciliárias, que visaram os serviços de uma autarquia local, residências de funcionários desta e diversas empresas sediadas nos concelhos de Espinho e Porto.

A operação, denominada de Vórtex, contou com a presença de magistrados do Departamento de Investigação e de Ação Penal (DIAP) Regional Porto, investigadores e peritos financeiros da Diretoria do Norte, bem como de peritos informáticos de várias estruturas daquela polícia.

"A investigação versa sobre projetos imobiliários e respetivo licenciamento, respeitantes a edifícios multifamiliares e unidades hoteleiras, envolvendo interesses urbanísticos de dezenas de milhões de euros, tramitados em benefício de determinados operadores económicos", explicou a PJ.

Na quinta-feira, Miguel Reis revelou renunciar ao seu mandato como presidente da Câmara de Espinho.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+