Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Luís Gonçalves da Silva

Greves de professores ilegais? Se for o caso, "sindicatos poderão ser civilmente responsáveis"

12 jan, 2023 - 10:32 • André Rodrigues

Especialista em direito do trabalho admite que paralisações dos docentes por tempo inderterminado poderão estar próximas das chamadas "greves self-service'"que, no passado, foram consideradas ilegais pela Procuradoria-Geral da República.

A+ / A-
o especialista em Direito do Trabalho Luís Gonçalves da Silva

O especialista em direito do trabalho, Luís Gonçalves da Silva, admite que as greves dos professores por tempo indeterminado poderão ser ilegais.

Horas depois do Governo ter solicitado à Procuradoria-Geral da República pareceres jurídicos sobre a legalidade das paralisações por tempo indeterminado, convocadas pelo STOP e pelo SIPE, este jurista diz à Renascença que “poderá haver alguma semelhança com o género de greves self-service, em que o trabalhador entra, dá uma aula, não dá a seguinte e dá a posterior”.

No passado, lembra Gonçalves da Silva, “foi reconhecida a ilegalidade” de paralisações concretizadas em moldes semelhantes.

Caso estas greves sejam, de facto, declaradas ilícitas, Luís Gonçalves da Silva esclarece que “os trabalhadores que não vão trabalhar entram no regime de faltas injustificadas, poderão ter um processo disciplinar e os sindicatos poderão ser civilmente responsáveis”.

No entanto, para este especialista, existe uma lacuna: “em Portugal, nunca houve o dia seguinte, ao contrário do que acontece noutros países, em que os sindicatos, a ser o caso, é-lhes imputada responsabilidade civil”.

“Sugiro é que a análise feita tenha consequências normais. Não é no dia a seguir à greve que as ilicitudes cometidas deixaram de existir. Não, não deixaram, até por ter um efeito preventivo para greves futuras”, defende Luís Gonçalves da Silva.

Governo reagiu em vez de agir

Por outro lado, o jurista acusa o Governo de ter falhado na previsão das consequências que estas paralisações poderiam ter.

“Porquê que o Governo não decretou serviços mínimos?”, pergunta Gonçalves da Silva, uma vez que, segundo diz, “era previsível a dimensão desta situação e destes danos que, em alguns casos, se durarem, poderão ser irreversíveis”.

Questionado sobre um eventual recurso à figura da requisição civil, de modo a repor a normalidade nas escolas, este advogado diz ter “dificuldade em defender, desde já, o recurso à requisição civil, quando o Governo nem sequer utilizou os mecanismos ao seu alcance para a fixação de serviços mínimos. Estaríamos perante um salto que levantaria, no mínimo, algumas dúvidas jurídicas”.

O caminho, “que terá de ser feito de forma rápida, passará necessariamente pela intervenção do Tribunal Arbitral e pelo pedido de fixação de serviços mínimos. Se o Tribunal Arbitral entender que não se justificam, será a decisão do Tribunal”.

Efeitos perversos

Luís Gonçalves da Silva lembra, por fim, que os alunos mais desfavorecidos acabarão, inevitavelmente, por serem os mais prejudicados por esta situação: “Se esta greve se prolongar, como parece que vai mesmo prolongar-se, estamos perante aprendizagens que os alunos dificilmente recuperarão."

"Uma vez mais, serão os mais carenciados a sofrer as consequências, porque, ao contrário das famílias com mais formação e mais posses, não terão a possibilidade de serem acompanhados pelos pais ou de terem o acompanhamento por explicadores”, remata.

O Sindicato de Tod@s @s Profissionais da Educação (STOP) iniciou a 9 de dezembro uma greve por tempo indeterminado, enquanto o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) está a fazer greve aos primeiros tempos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Só perde
    13 jan, 2023 Quem desiste de lutar! 10:21
    O governo, as suas correias de transmissão, e os seus escribas avençados - anda até aí uma "jornaleira" a dizer que os professores vão levar todos faltas injustificadas se a greve for ilegal - esforçam-se por espalhar dúvidas e contra-informação a ver se desmobilizam os professores da greve. Ele é "dúvidas" sobre a "legalidade da Greve" - como se os Sindicatos avançassem para uma greve sem consultarem os serviços jurídicos e obterem pareceres legais - ele é "dúvidas" sobre a legalidade da constituição de fundos de greve - como se pelo menos o STOP não tivesse nos estatutos a possibilidade de criar fundos de greve que só por si torna tudo legal, desde que seja no interior da classe, como está a ser - ele é isto, ele é aquilo, o governo e os seus apaniguados estão a tentar tudo para causar perturbação entre a classe docente. Mas estão com azar. A revolta é tanta, que longe de diminuir, a greve está a reforçar-se em adesões. E os Professores são gente informada que não se deixam manipular facilmente. O ministro trazer propostas credíveis, não só para a questão das colocações pois não é só isso que está sobre a mesa, mas para os problemas que se acumularam e pesam sobre a classe docente, é a única maneira de terminar com a greve. Legislação parcial feita à pressa para obrigar a terminar uma greve legítima só pode levar a ressentimentos e campanhas de desobediência Civil. Só perde, quem desiste de lutar!
  • Digo
    12 jan, 2023 Eu 21:58
    Bacelar Gouveia, constitucionalista emérito e o Homem que sabe mais da Constituição a seguir ao Pai da Constituição, já se pronunciou e claramente: as Greves são Legais e não há serviços mínimos em Educação, salvo um nicho muito restrito e reservado a certos casos de Exames Nacionais. O resto é música
  • Tribunício
    12 jan, 2023 Aqui 14:05
    Quem decide se uma Greve é ilegal ou não, não são os pareceres Jurídicos venham de onde vierem, mas os Tribunais. E aí, haverá Providências Cautelares, recursos e contra-recursos, o que significa que até haver uma decisão final, a greve está para durar.

Destaques V+