Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rio Douro

Alerta para risco de inundações na Ribeira do Porto

09 jan, 2023 - 00:26 • Redação

Águas devem chegar ao Postigo do Carvão, devido às chuvas fortes. Há mais zonas ao longo do Douro que podem ser afetadas.

A+ / A-

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) alertam para o risco de inundações no Porto e outras regiões, devido a um aumento significativo dos caudais do Rio Douro.

As duas organizações avisam que, em sequência das chuvas fortes que se têm verificado nas regiões que o Douro percorre, é expectável que sejam afetadas as zonas historicamente mais vulneráveis, como as zonas ribeirinhas do Porto.

Também na foz do rio Sabor, na zona ribeirinha de Foz Tua, na zona fluvial de São Martinho em Nagozelo do Douro, no cais do Pinhão, na zona ribeirinha de Peso da Régua, no cais de Bitetos e na foz do rio Tâmega.

Antecipa-se que as águas do Douro transbordem e subam até à zona do Postigo do Carvão e do Cais do Ouro, na Ribeira do Porto, desde a madrugada (pelas 4h00) até à tarde (quase às 17h00) desta segunda-feira.

APA e CPPC recomendam que os cidadãos não se exponham às zonas afetadas pelas cheias nem atravessem zonas inunndadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+