Tempo
|
A+ / A-

SNS24 já disponibilizou mais de 20 milhões de resultados de exames médicos

07 jan, 2023 - 11:20

De acordo com os SPMS, foram emitidos desde abril de 2022 cerca de 19 milhões de requisições eletrónicas.

A+ / A-

O portal SNS24 disponibilizou mais de 20 milhões de resultados de exames médicos desde maio de 2022, quando começou o projeto de partilha eletrónica de exames, adiantaram, este sábado, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Em comunicado, os SPMS consideraram este serviço "fundamental para a aceleração e automatização dos processos".

A mesma nota referiu que a prescrição eletrónica de exames nos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS) passou a abranger todas as áreas do território em abril do ano passado e que o serviço -- através do portal de Internet e da aplicação móvel - vai continuar a crescer este ano para chegar a um maior número de laboratórios e pessoas.

"É muito benéfico para os utentes, que passam a ter os seus exames sempre consigo", afirmou o presidente dos SPMS, Luís Goes Pinheiro, que salientou o "aumento da transparência dos processos" pela digitalização destas informações e o acesso mais rápido, não só para utentes, mas também para os profissionais de saúde.

De acordo com os SPMS, foram emitidos desde abril de 2022 cerca de 19 milhões de requisições eletrónicas, das quais mais de 90 por cento foram totalmente desmaterializadas (sem papel).

Entre as áreas incluídas pela partilha eletrónica estão endoscopias gastrenterológicas, medicina física e reabilitação, pneumologia-imunoalergologia e radiologia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Segurança e Privacid
    07 jan, 2023 Privacidade 13:06
    Importa velar de forma especialmente rigorosa pela segurança destes dados sensíveis. Desde a gestão dos privilégios de acesso, os logs, eventuais trackers nos sites, e segurança nas bases de dados e a acessos, Tudo deve ser rigoroso, Digitalizar é fácil. Fazê-lo de forma segura e protegendo a privacidade e prevenindo possíveis abusos, é que é o desafio.

Destaques V+