Tempo
|
A+ / A-

Football Leaks. MP pede pena de prisão para Rui Pinto

04 jan, 2023 - 11:13 • Liliana Monteiro

Ministério Público dá como provado que Rui Pinto acedeu ilegitimamente a vários sites de instituições e organismos, incluindo o da PGR. Procuradora deixou à consideração do tribunal definição da pena e como será cumprida caso o decida.

A+ / A-

A procuradora do Ministério Público Marta Viegas pediu, esta quarta-feira, MP pena de prisão para Rui Pinto por crimes de extorsão, acesso ilegítimo e violação correspondência.

No arrranque das alegações finais do processo "Football Leaks", a magistrada considerou ter ficado provoado que Rui Pinto acedeu ilegitimamente a "sites" de vários organismos e instituições.

Marta Viegas deixou à consideração do tribunal definição da medida da pena e como será cumprida caso o decida.

Entre os "sites" indevidamente acedidos estão os da FPF, da sociedade de advogados PLMJ, da Procuradoria Geral da República e do Sporting Clube de Portugal.

De acordo com a procuradora, o arguido teve acesso a toda a rede de caixas de correio, conteúdos que foram depois exfiltrados. "Acedeu a caixas de correio de procuradores, assim como documentacao confidencial do DCIAP", disse.

A procuradora descreveu Rui Pinto como "um indivíduo que pensa ter poderes pseudojusticialistas", advertindo para o facto de que “o interesse público não pode estar refém do 'tudo posso, quero e sei' nem de agendas próprias".

"'Interesse público' não é o mesmo que 'interesse do público’", enfatizou Marta Viegas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    04 jan, 2023 Paços 12:38
    ...a meu ver, não seria apenas pena de prisão, seria prisão perpétua! É um autêntico perigo para a sociedade e há fortes indícios que possa continuar a sua atividade criminosa!!

Destaques V+