A+ / A-

Mais de 200 ocorrências. Chuva provoca estragos no norte do país

30 dez, 2022 - 08:54 • Olímpia Mairos , com redação

Há duas estradas intransitáveis, na Trofa, devido à subida das águas do Rio Ave.

A+ / A-

A chuva forte e persistente que caiu durante a tarde e noite desta quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira em Portugal Continental provocou mais de 200 ocorrências, com maior incidência nos distritos a norte do país.

Não há vítimas a lamentar, mas foram registadas várias inundações, quedas de árvores, deslizamentos de terras e quedas de estruturas.

Segundo José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, “entre as 16h00 de ontem e as 7h00 de hoje, temos um acumulado de 209 ocorrências, sobretudo nos distritos mais a norte, ou seja, distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo e também Aveiro”.

Entre as principais ocorrências, registaram-se “111 inundações, 26 quedas de árvore, 32 limpezas de via, 25 movimentos de massa e 14 quedas de estruturas”, acrescenta.

As estradas Nacional 14 e 104, no concelho de Trofa, distrito do Porto, permanecem interditas ao trânsito, devido à subida das águas do Rio Ave.

Entretanto, uma ponte em Santana de Vimieiro, concelho de Braga, foi também cortada ao trânsito devido à subida das águas de um afluente do rio Este, sendo esta uma "zona onde recorrentemente ocorrem cheias".

Pelas 13h30, foi anunciado pela Infraestruturas de Portugal o corte na circulação de comboios na Linha do Douro entre o Pinhão e a Régua devido à queda de pedras para a via.

De acordo com a IP à Lusa, a circulação está interrompida para intervenção da equipa de manutenção. A queda de pedras ocorreu entre os quilómetros 115,500 e 115,800 da via.

Oito distritos do Norte e Centro de Portugal continental estão sob aviso amarelo por causa da chuva e, nalguns casos, devido ao vento e à agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, estão sob aviso amarelo (o terceiro na escala) os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

Os avisos por causa da chuva estão ativos até às 09h00 de hoje e, depois, estendem-se à passagem de ano em Braga, Viana do Castelo e Porto (das 18h00 de sábado às 09h00 de domingo), assim como Aveiro (22h00 de sábado às 12h00 de domingo). No primeiro dia do ano, entre as 09h00 e as 18h00), está ativo um aviso amarelo em Viseu, Vila Real, Leiria e Coimbra.

O IPMA também colocou sob aviso amarelo, mas por causa do vento, desde o final de dia de hoje e até à manhã de sábado, os distritos do Porto, de Aveiro, de Braga e de Viana do Castelo.

Há ainda avisos amarelos ativos para a entrada do Ano Novo em Leiria, Viana do Castelo e Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+