Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Chefe da cibersegurança da Alemanha demitido por ligações à Rússia

18 out, 2022 - 18:08 • Lusa

Arne Schoenbohm demitido após acusações que “afetaram a necessária confiança do público na neutralidade e imparcialidade” da sua gestão.

A+ / A-

O diretor da agência nacional de cibersegurança da Alemanha foi demitido na sequência de denúncias de possíveis ligações aos serviços secretos russos, anunciou esta terça-feira o Ministério do Interior.

Segundo a mesma fonte, a ministra do Interior, Nancy Faeser, demitiu Arne Schoenbohm do cargo de diretor da agência BSI após acusações que “afetaram a necessária confiança do público na neutralidade e imparcialidade” da sua gestão, indicou a agência de notícias alemã DPA.

Schoenbohm cofundou há uma década um grupo de cibersegurança que reúne especialistas de instituições públicas e do setor privado. A comunicação social alemã noticiou que um dos seus membros é uma empresa fundada por um ex-agente dos serviços secretos russos.

O Governo alemão afirmou há mais de uma semana que estava a investigar as denúncias em pormenor.

Arne Schoenbohm, de 53 anos, era o diretor da agência BSI desde fevereiro de 2016. Não foi ainda anunciado quem lhe sucederá no cargo.

O ministério indicou que a decisão de o substituir é também do interesse dos 1.500 funcionários da agência e da sua necessidade de trabalhar sem especulações envolvendo o pessoal, noticiou a DPA.

Existe na Alemanha uma preocupação cada vez maior de que infraestruturas essenciais do país sejam alvo da Rússia, por causa do apoio de Berlim à Ucrânia, invadida no início deste ano pelas forças militares russas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Inbstigue-se
    18 out, 2022 Portenho 20:27
    Interroguem-no a fundo, deve haver mais traidores a soldo de Moscovo, por lá
  • Inbstigue-se
    18 out, 2022 Portenho 20:27
    Interroguem-no a fundo, deve haver mais traidores a soldo de Moscovo, por lá

Destaques V+