Tempo
|
A+ / A-

Mau tempo

Moradores de Leiria afetados por deslizamento de terras regressam a casa

28 dez, 2022 - 14:16 • Lusa

Deslizamento resultou da forte precipitação em Leiria, que na segunda-feira provocou inundações no centro da cidade.

A+ / A-

Os moradores que foram deslocados na madrugada de segunda-feira, devido ao deslizamento de terra junto a um edifício em Leiria, vão regressar a casa esta quarta-feira, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil.

Luís Lopes explicou que os serviços municipais vão proceder, durante esta quarta-feira, à remoção da massa rochosa, que se desprendeu no talude do cemitério de Leiria, que acabou por cair nos terraços de um edifício.

Por precaução, o incidente, que ocorreu na madrugada de segunda-feira, obrigou ao deslocamento de 11 moradores.

“Hoje à tarde vai realizar-se uma reunião entre os técnicos, o empreiteiro e os moradores para falar sobre os condicionalismos. Os moradores poderão regressar hoje, condicionados à não utilização da parte de trás do edifício”, adiantou Luís Lopes.

O edifício não sofreu quaisquer danos e os técnicos vão proceder a medidas complementares para garantir a estabilidade do talude.

O deslizamento resultou da forte precipitação em Leiria, que esta segunda-feira provocou inundações no centro da cidade. “Tivemos um episódio de precipitação forte e localizado, entre as 11h10 e 11h25. Foi registada uma acumulação de precipitação de 7 milímetros, o que significa que tivemos sete litros por metro quadrado em 15 minutos”, afirmou.

Comparando com os valores de referência da chuva da semana anterior, Luís Lopes referiu que a “precipitação em 24 horas nunca chegou a uma taxa deste género” e que para ter algo idêntico seria necessário ter “uma acumulação de 28 milímetros por hora”.

“Apesar deste nível de precipitação, passados dez a 15 minutos já não tínhamos acumulação da precipitação, o que permitiu manter a circulação rodoviária”, explanou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+