Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apesar da chuva, Carrazeda de Ansiães continua a beber água do rio Tua

28 dez, 2022 - 08:05 • Olímpia Mairos

Situação é reavaliada na próxima semana. O concelho transmontano foi o único do país a necessitar de ser abastecido de água na sua totalidade por camiões-cisterna.

A+ / A-

Apesar da chuva intensa das últimas semanas, que permitiu recuperar as reservas de água nas barragens nacionais, em Carrazeda de Ansiães vai continuar a fazer-se o transporte de água desde o rio Tua em camiões-cisterna para abastecer as populações.

A barragem de Fontelonga que abastece o concelho só não entrou em rutura no final de outubro porque os bombeiros transportaram todos os dias úteis cerca de 900 mil litros de água recolhidos no rio Tua. A situação melhorou, mas não o suficiente para se “baixar a guarda”.

“A situação é de algum alívio, mas não é de sossego”, diz à Renascença o presidente da autarquia, João Gonçalves, acrescentando que ainda “não está garantida a quantidade suficiente para o verão”.

“Ainda não estamos totalmente sossegados”, reitera.

O nível de água na barragem já parou de descer, está agora a 25% da sua capacidade, mas ainda não é suficiente para assegurar as necessidades das populações. Por isso - assinala o autarca - a água "continua a ser transportada, não para o abastecimento total, mas para o complementar”.

“Vamos monitorizando a entrada de água na albufeira e estamos na expectativa. Quando a albufeira tiver o nível que nos permita abordar o verão com otimismo e com segurança aí pararemos o processo de reforço”, adianta.

A situação vai ser reavaliada na próxima semana, mas tudo indica que os camiões-cisterna vão continuar a transportar água do rio Tua para a Estação de Tratamento de Águas, como foi adjudicado em setembro, pelo menos durante o mês de janeiro.

Carrazeda de Ansiães foi o único concelho do país a precisar de abastecimento de água na totalidade. Esta operação custa 380 mil euros, financiados pelo Ministério do Ambiente através do Fundo Ambiental.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+