Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SNS: 400 centros de saúde abertos nos dias 24 e 25 de dezembro

23 dez, 2022 - 11:25 • Rosário Silva

Ministério da Saúde fala numa resposta "de proximidade à comunidade”. Consulte aqui o site.

A+ / A-

O Ministério da Saúde anunciou que vão estar abertos, entre a véspera e o dia de Natal, quatro centenas de centros de saúde para assegurar os cuidados necessários nesta época do ano.

“Os dias 24 e 25 de dezembro não serão exceção, com 221 unidades abertas na véspera de Natal e 180 no dia de Natal”, revela o comunicado enviado à Renascença.

O ministério de Manuel Pizarro justifica este anúncio com a necessidade de dar uma “resposta de proximidade à comunidade”, permitindo “atender situações de doença aguda não emergente”, numa medida que está prevista no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023, apresentado recentemente.

No âmbito deste plano, “já foi possível evitar milhares de idas às urgências hospitalares”, é assegurado.

“No fim de semana de 17 e 18 de dezembro, os centros de saúde registaram 16.362 consultas de utentes que precisaram de resposta no próprio dia. No de 10 e 11 de dezembro tinham sido 16.971 consultas para doença aguda e no anterior, de 3 e 4 de dezembro, 16.536. Logo no primeiro fim de semana após a apresentação do Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde tinham sido registadas 16.398 consultas”, avança o ministério.

Feitas as conta, no total, “os cuidados de saúde primários asseguraram, nestes quatro fins de emana, mais de 66 mil consultas”.

Toda a informação sobre os centros de saúde abertos e os respetivos horários pode ser consultada na área dedicada ao Plano de Inverno no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O objetivo passa por centralizar estes dados e facilitando, assim, o acesso dos cidadãos a cuidados de saúde “com qualidade e em tempo útil, sobretudo nesta altura de inverno em que as necessidades em saúde aumentam, mas em que nem sempre é necessário o recurso a uma unidade hospitalar”.

O Ministério da Saúde reforça ainda a importância de ligar em primeiro lugar para o SNS 24 (808 24 24 24), onde será feita uma triagem, com o encaminhamento adequado de cada situação.

Utentes referenciados isentos de taxas moderadoras

Por outro lado, a “Via Verde ACeS” nos serviços de urgência, “que permite a referenciação mais ágil dos serviços de urgência para as unidades de cuidados primários”, está já a funcionar “em 27 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), de um total de 55, em articulação com unidades hospitalares”.

Segundo o Ministério da Saúde, trata-se de uma resposta que permite aos “utentes triados como não urgentes, ou seja, pulseira branca, azul ou verde, sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas”.

Quem aceitar ser referenciado para os centros de saúde, fica isento do pagamento das taxas moderadoras.

O Governo lembra ainda que para assegurar o normal funcionamento dos serviços e a capacidade de resposta a todas as situações de doença, bem como reforçar as atividades de promoção da saúde e a comunicação efetiva com a população, é necessário que todos colaborem.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+