A+ / A-

Notícia Renascença

Obstetrícia. Hospitais da Grande Lisboa definem esquema para quadra festiva

19 dez, 2022 - 21:06 • Anabela Góis , João Malheiro

As urgências de obstetrícia e ginecologia dos hospitais de Vila Franca de Xira e de Santarém vão estar fechadas no Natal. Também no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, o serviço vai fechar, mas no fim de semana do Ano Novo.

A+ / A-

Seis hospitais da Grande Lisboa vão coordenar os seus serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia, durante o Natal e o Ano Novo, segundo a decisão do diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, que a Renascença apurou.

Quatro hospitais vão funcionar durante os dois fins de semana da quadra festiva, enquanto que o Hospital Beatriz Ângelo e o Hospital de Vila Franca de Xira vão alternar o funcionamento, no Natal e Ano Novo.

A mesma deliberação aponta ainda que haverá um regime de alternância de concentração de serviços, entre os seis hospitais, aos fins de semana, durante o primeiro trimestre de 2023.

No que toca ao Natal, os serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, do Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca, e do Hospital Beatriz Ângelo vão funcionar normalmente entre 23 e 26 de dezembro.

Em sentido inverso, as urgências desta especialidade do Hospital de Vila Franca de Xira não vão receber grávidas entre as 8h00 e as 20h00 de 23 de dezembro, mas prestará apoio às que já se encontrarão internadas na unidade de saúde.

Já entre as 20h00 do dia 23 e as 8h00 do dia 26 de dezembro, o bloco de partos e o serviço de urgência estarão encerrados e terá apenas de haver a presença física de um médico especialista no apoio às pacientes já internadas.

Haverá um cenário semelhante para o Ano Novo.

Nesse caso, são os serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, do Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca e do Hospital de Vila Franca de Xira que vão funcionar no fim de semana de 30 de dezembro a 2 de janeiro.

Já o Hospital Beatriz Ângelo não vai receber grávidas entre as 8h00 e as 20h00 de 30 de dezembro, mas prestará apoio às que já se encontrarão internadas na unidade de saúde. E, entre as 20h00 de 30 de dezembro e as 8h00 de 2 de janeiro, o serviço estará encerrado e terá apenas de haver a presença física de um médico especialista no apoio às pacientes já internadas.

Passado o período festivo, durante o primeiro trimestre de 2023, a partir do fim de semana de 6 de janeiro, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e o Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca vão cooperar e partilhar recursos. Os serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia de um destes quatro hospitais vão encerrar ao fim de semana, em moldes semelhantes aos da época festiva, de forma sequencial, enquanto os outros três se manterão em funcionamento. Na semana seguinte, o serviço que encerrou anteriormente estará em funcionamento e um dos outros três encerrará.

Já o Hospital Beatriz Ângelo e o Hospital Vila Franca de Xira vão alternar entre si os encerramentos ao fim de semana, também a partir de 6 de janeiro.

Contactado pela Renascença, o Ministério da Saúde não comenta. O Governo deverá apresentar o plano para serviços de Ginecologia e Obstetrícia, a nível nacional, ainda esta semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+