Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Farmácias pedem aumento do preço dos medicamentos

20 dez, 2022 - 17:17 • Manuela Pires , Rosário Silva

A presidente da Associação Nacional de Farmácias diz que a falta de medicamentos como o Paracetamol ou o Ibuprofeno são "casos pontuais".

A+ / A-

A presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF) defende a revisão dos preços dos medicamentos para travar a escassez de alguns fármacos.

Ouvida esta tarde na Comissão Parlamentar de Saúde, a pedido do Chega, Ema Paulino pediu alterações à lei, para que possa permitir aumentar o preço dos medicamentos.

“Claramente, há aqui uma necessidade de revisão no preço dos medicamentos, o que não acontece desde 2003”, afirmou.

“Haver uma legislação que apenas permite a redução de preços é um problema para a acessibilidade aos medicamentos por parte dos portugueses”, uma vez que “inviabiliza alguns medicamentos que estão no mercado e, inviabilizando esses medicamentos, as alternativas que existem são mais caras”, alertou a presidente da ANF.

Esta posição coincide com a posição da Ordem dos Médicos, que também defende o aumento do preço dos medicamentos para combater a escassez nas farmácias e nos hospitais.

Questionada sobre a falta de medicamentos como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, Ema Paulino refere que são casos pontuais.

“Não são falhas de medicamentos que sejam continuas. Tem havido capacidade de reposição. Pode haver é escassez em alguns momentos e as pessoas não encontrarem os medicamentos de que necessitam, mas não é de uma forma transversal”, respondeu.

Segundo a presidente da ANF, há vários anos que o país se debate com escassez de alguns medicamentos. Por outro lado, revelou, atualmente os funcionários das farmácias passam a maior parte do seu tempo a tentar encontrar os medicamentos noutros locais para satisfazer as necessidades dos seus clientes.

“Os pedidos que nós enviamos eletronicamente aos armazenistas e que deviam devolver os medicamentos solicitados, uma percentagem significativa deles vem em falta e, depois, é através de contatos telefónicos, com alguma insistência junto da cadeia de abastecimento e dos produtores que conseguimos ir gerindo as necessidades dos nossos utentes de uma forma transversal”, esclareceu Ema Paulino.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Ferraz
    20 dez, 2022 Vila Nova de Gaia 20:33
    Eu acho que sim. Os reformados que ganham miséria vão roubar para pagarem os medicamentos. Que tristeza ao invés porque não pedem para baixarem os preços. Será que ainda é o covid 19 a a guerra.

Destaques V+