Tempo
|
A+ / A-

Carteiros de Alverca/Vila Franca de Xira em greve

19 dez, 2022 - 10:37 • Lusa

Em causa a redução dos postos de trabalho e a sobrecarga provocada pela falta de trabalhadores para o trabalho a executar, a que se soma a defesa da reposição da qualidade do serviço público postal devida aos cidadãos do concelho.

A+ / A-

Trabalhadores do Centro de Distribuição Postal dos CTT de Alverca/Vila Franca de Xira iniciam esta segunda-feira uma greve de cinco dias às últimas duas horas e 48 minutos do horário por melhores condições de trabalho, segundo fonte sindical.

Em declarações à agência Lusa, João Oliveira, da direção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, referiu que a paralisação neste centro do concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, termina na sexta-feira.

"Os trabalhadores iniciam o horário às 7h00. Esta é uma greve às últimas duas horas e 48 minutos de trabalho. Os carteiros trabalham sete horas e 48 minutos e para não prejudicar ainda mais o sistema, fazem apenas aquele período de greve para reivindicar melhores condições", disse.

Em causa estão, segundo o sindicato, a redução dos postos de trabalho e a sobrecarga provocada pela falta de trabalhadores para o trabalho a executar, a que se soma a defesa da reposição da qualidade do serviço público postal devida aos cidadãos do concelho de Vila Franca de Xira.

"Estamos a falar sobretudo das más condições de trabalho, da falta de pessoal, da sobrecarga que não permite que o trabalho seja feito como deve ser, com qualidade, sendo que as pessoas que andam na rua é que ouvem as pessoas e por vezes são ameaçadas", contou.

De acordo com João Oliveira, a gestão dos CTT tem de, "obrigatoriamente, dar solução aos problemas existentes, que passa por respeitar os direitos e condições laborais dos seus trabalhadores e os direitos dos cidadãos a um serviço postal público de qualidade".

Para demonstrar a sua insatisfação, os trabalhadores vão concentrar-se hoje às 14h30 na Estrada Nacional 10, em frente à Estação de Correios de Alverca, e na terça-feira à mesma hora em frente à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Na quarta-feira vão concentrar-se também às 14h30 frente à Junta de Freguesia de Alhandra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+