A+ / A-

Quase dois terços dos funcionários públicos têm 45 ou mais anos de idade

17 dez, 2022 - 20:31 • Lusa

Quase dois terços (64,5%) dos 741.127 trabalhadores das administrações públicas tinham, em junho, 45 ou mais anos de idade, segundo o Boletim Estatístico do Emprego Público (BOEP) relativo ao 1.º semestre do ano.

A+ / A-

Segundo o documento da Direção-Geral da Amdministração e do Emprego Público (DGAEP), entre dezembro de 2011 e junho de 2022, verificou-se uma diminuição do número de trabalhadores em todos os escalões etários abaixo dos 45 anos. .

"Neste período, a idade média dos trabalhadores da Administração Pública aumentou 4,4 anos (de 43,6 anos de idade em 2011 para 48,0 anos em 2022)", pode ler-se no BOEP.

A idade média estimada aumentou em todas as carreiras, com exceção das carreiras médica e de investigação científica.

O aumento do número de trabalhadores em idades mais avançadas registou-se, particularmente, nas mulheres entre os 55 e os 64 anos.

De acordo com o documento, as carreiras de oficial dos registos e notariado e administração tributária e aduaneira apresentavam, em junho, as idades médias mais elevadas (56,5 e 54,9 anos, respetivamente), enquanto as carreiras das forças armadas (34,5 anos), de bombeiro (40,2 anos) e médica (41,6 anos) detinham as idades médias mais baixas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+