Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Jéssica. Detida mãe da criança e outro suspeito de envolvimento na morte

15 dez, 2022 - 09:42 • Carla Caixinha , Celso Paiva Sol

A mãe da menina e o filho do casal preso desde junho estão indiciadas pelo crime de homicídio qualificado em coautoria. A criança morreu em junho, no hospital de Setúbal, quando estava aos cuidados de uma suposta ama.

A+ / A-

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas - uma mulher de 37 anos e o filho da ama com 28 -, por suspeitas de envolvimento na morte de Jéssica, criança de três anos que morreu em Setúbal.

"A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, no cumprimento de mandados de detenção emitidos pela autoridade judiciaria competente - DIAP de Setúbal, deteve, fora de flagrante delito, de duas pessoas, suspeitas de estarem relacionados com a morte de uma criança de três anos, ocorrida no passado mês de junho, na cidade de Setúbal, quando se encontrava aos cuidados da sua suposta ' ama' ", diz o comunicado.

Fonte policial confirmou à Renascença que os detidos são a mãe da menina e o homem é o filho do casal preso desde junho - estão indiciados pelo crime de homicídio qualificado em coautoria, uma informação entretanto sustentada pelo diretor da P de Setúbal, João Bugia, aos jornalistas.

"O processo está em segredo de justiça, portanto a Polícia Judiciária não pode dar-vos muito mais para além daquilo que vocês sabem. Durante este espaço de tempo de investigação, foram recolhidos elementos probatórios que permitiram indiciar a mãe [da criança] e um outro detido de algum modo parte integrante dos factos."

Esta quinta-feira, adiantou Bugia, "em cumprimento do mandado de detenção do Ministério Público, a PJ procedeu à detenção deles, que serão ouvidos da parte da tarde". O crime sob investigação, adiantou, é o de homicídio qualificado.

No seguimento da investigação, a Judiciária concluiu que pelo comportamento que teve, e tendo em conta a obrigação jurídica de proteger a filha, a mãe acabou por contribuir para o resultado, ou seja, a morte da criança.

Os suspeitos vão ser presentes às autoridades judiciárias para sujeição a primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Jéssica morreu em junho

A morte da menina ocorreu depois de a mãe ter ido buscar a casa de uma mulher que identificou às autoridades como ama da criança.

De acordo com a mãe, a menina esteve cinco dias ao cuidado da mulher e tinha sinais evidentes de maus-tratos, como hematomas, pelo que foi chamada a emergência médica.

A criança foi assistida na casa da mãe e transportada ao Hospital de São Bernardo, onde foi sujeita a manobras de reanimação, mas não sobreviveu aos ferimentos.

Na altura, a Polícia Judiciária revelou que deteve três pessoas por suspeita do homicídio: uma mulher de 52 anos a quem a mãe da criança devia dinheiro, inicialmente identificada como ama, o seu marido, com 58 anos, e a filha, de 27 anos.

O coordenador da Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal, João Bugia, adiantou que a mãe da menina e o padrasto foram também ouvidos, mas não foram constituídos arguidos.

Segundo João Bugia, a mãe da menina foi "ardilosamente enganada" e levada a entregar a filha por conta de uma dívida de 400 euros que tinha para com a suspeita.

Nos cinco dias em que permaneceu na casa dos detidos, a criança terá sofrido maus-tratos severos.


[notícia atualizada às 12h20]


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+