Tempo
|
A+ / A-

Oito distritos sob aviso amarelo para precipitação na sexta-feira

15 dez, 2022 - 16:43 • Lusa

Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém e Viseu serão os distritos mais afetados.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou oito distritos de Portugal continental sob aviso amarelo relativo a precipitação entre as 00h00 e as 9h00 de sexta-feira, foi nesta quinta-feira anunciado.

Segundo um comunicado do IPMA, os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém e Viseu vão ser afetados por aguaceiros, por vezes fortes, o que leva à indicação de aviso amarelo.

O arquipélago dos Açores estará sob aviso amarelo para precipitação entre as 15h00 de sexta-feira e as 00h00 de sábado (Grupo Ocidental), entre as 15h00 de sexta-feira e as 6h00 de sábado (Grupo Central) e entre as 21h00 de sexta-feira e as 9h00 de sábado (Grupo Oriental).

Paralelamente, quatro distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo para agitação marítima, entre as 13h23 de hoje e as 12h00 de sexta-feira (Beja e Faro) e entre as 13h23 desta quinta-feira e as 15h00 de sexta-feira (Setúbal e Lisboa).

As ilhas da Madeira e do Porto Santo estão sob aviso amarelo para agitação marítima entre as 13h31 de hoje e as 12h00 de sexta-feira.

O aviso amarelo (o terceiro mais grave, a seguir ao vermelho e ao laranja) é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A chuva intensa e persistente que caiu na terça-feira causou mais de 3.000 ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas, afetando sobretudo os distritos de Lisboa, Setúbal, Portalegre e Santarém.

No total, há registo de 83 desalojados, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e o mau tempo levou também ao corte e condicionamento de estradas e linhas ferroviárias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+