Tempo
|
A+ / A-

Mau tempo. Proteção Civil regista mais de 800 ocorrências

13 dez, 2022 - 03:38 • Marisa Gonçalves

O distrito de Lisboa surge com o maior número de ocorrências devido à chuva intensa.

A+ / A-

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil diz ter registado 847 ocorrências relacionadas com o mau tempo, que afetaram os distritos do norte e centro do país, entre as 00h00 de segunda-feira e as 01h30 desta terça-feira.

Em declarações à Renascença, o Comandante Pedro Araújo especifica que o distrito de Lisboa tem sido o mais afetado pela chuva intensa.

Soma 141 ocorrências que incluem inundações (mais de 200 ocorrências), o mesmo acontecendo com quedas de árvores (300 ocorrências) e ainda limpezas de via (130 ocorrências) e quedas de estruturas (110 ocorrências).

Ao início da madrugada, o Comandante Pedro Araújo indicava não ter relato de ocorrências consideradas significativas ou graves.

"São sobretudo ocorrências em meio urbano, de inundação de vias, quedas de ramos e infraestruturas, sobretudo fruto da intensificação do vento que se fez sentir nas terras altas, em particular especial no centro do país, com destaque para o distrito de Viseu e Coimbra. Nestes distritos o número de ocorrências foi maior em relação à queda de árvores e estruturas”, sublinha.

As inundações afetaram essencialmente os distritos de Coimbra e Lisboa.

A Proteção Civil alerta para nova possibilidade de inundações e aumento dos caudais dos rios nos distritos de Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre, que estarão em alerta laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) devido às previsões de chuva persistente e forte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+