Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo

Cheias em Lisboa só se resolvem com túneis de escoamento, avisa bastonário da Ordem dos Engenheiros

13 dez, 2022 - 17:49 • Teresa Almeida

Obras arrancam em março e deverão demorar dois anos. Apesar da dimensão, Fernando de Almeida Santos lembra que esta solução só resolve o problema das inundações “no concelho de Lisboa”. Quanto aos municípios vizinhos, terão de pensar na construção de infraestruturas idênticas para evitar este tipo de eventos.

A+ / A-

O bastonário da Ordem dos Engenheiros avisa que o problema das inundações como as que ocorreram em Lisboa por duas vezes em menos de uma semana só se resolve quando forem construídos os dois túneis de escoamento na cidade.

“Estamos a falar de uma obra muito grande que já está adjudicada, e em vias de começar em março: dois aquedutos, um que vai de Monsanto a Santa Apolónia, e outro que vai de Chelas ao Beato, com bacias de retenção intermédias, que praticamente resolverão todos os problemas inerentes àquilo que se está a passar atualmente em Lisboa”, explica à Renascença Fernando de Almeida Santos.

A estimativa para a conclusão do projeto são dois anos e o bastonário da Ordem dos Engenheiros diz ser “provável que, durante estes dois anos, não tenhamos o problema resolvido”.

Apesar da dimensão da obra, Fernando de Almeida Santos reconhece que esta solução só irá resolver o problema das inundações “no concelho de Lisboa”.

Quanto aos municípios vizinhos, “são situações análogas, são situações que poderão ser ajustadas e que poderão precisar de mecanismos semelhantes” ao que vai ser construído em Lisboa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+