Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rio Douro

Capitania admite cheias na Régua na próxima madrugada

13 dez, 2022 - 15:40 • Lusa

Os planos de cheias das bacias do Douro e do Tejo foram elevados para o nível amarelo, segundo a Proteção Civil.

A+ / A-

O comandante da capitania do Douro admitiu hoje à Lusa a possibilidade de na próxima madrugada ocorrerem cheias no rio Douro na Régua e de na quarta-feira, pelo final da tarde, o rio galgar as margens no Porto.

"Neste momento ainda não é fator de preocupação, mas preocupa-nos a precipitação que irá cair durante a tarde e ao final do dia e os efeitos que terá nas próximas 12 horas, a que se juntará a maré cheia que ocorrerá durante a madrugada", explicou o responsável da capitania, Silva Rocha.

Neste contexto, precisou Silva Rocha, "a acontecer [invasão das zonas ribeirinhas] fará sentir-se primeiro na Régua e, passadas 13 horas, muito provavelmente no Porto".

"Estamos a acompanhar as previsões e o que são os caudais nas barragens mais importantes do rio Douro e os seus afluentes para poder ter uma previsão mais precisa", acrescentou o comandante.

Os planos de cheias das bacias do Douro e do Tejo foram elevados para o nível amarelo, segundo a Proteção Civil, que hoje alertou ainda para a possibilidade de cheias em vários outros rios e ribeiras do continente.

Numa conferência de imprensa realizada na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras, o comandante nacional, André Fernandes, salientou que, depois de ter sido acionado em Santarém o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, no nível amarelo, também na bacia do rio Douro foi acionado o plano de cheias para o nível amarelo.

Além destes dois rios, André Fernandes destacou que se mantém os alertas e os avisos já efetuados para diversas bacias hidrográficas devido às previsões de chuva forte e persistente durante a tarde, nomeadamente dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave e Vouga, no Norte, além das bacias do Mondego e do Lis, no Centro.

Também se mantém os avisos para a ribeira do Livramento, na bacia do Sado, no distrito de Setúbal, e para o rio Degebe, na bacia hidrográfica do Guadiana, em Évora.

Com o agravamento previsto da situação meteorológica, também as ribeiras do Algarve podem ser afetadas, disse.

Em relação ao Tejo, André Fernandes destacou preocupação com as ribeiras do Oeste e com o rio Sorraia.

A Proteção Civil colocou hoje em nível laranja (o segundo mais grave de uma escala de quarto) todos os distritos de Portugal Continental, à exceção de Bragança, devido ao mau tempo, e voltou a pedir à população para restringir as deslocações.

O comandante nacional adiantou que, entre hoje e a madrugada de quarta-feira, vai continuar a precipitação forte, havendo condições favoráveis à ocorrência de trovoada, estando também previsto a ocorrência de fenómenos com "alguma complexidade ou fenómenos extremos de vento", bem como agitação marítima.

O responsável disse também que foram emitidos novos avisos à população e recomendações de autoproteção.

A Proteção Civil registou desde as 00:00 e até às 12:00 de hoje 1.463 ocorrências, tendo a maioria ocorrido no distrito de Lisboa (848), relacionadas com inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terras.

A chuva intensa e persistente que caiu de madrugada causou também alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas nos distritos de Setúbal e Portalegre, onde há registo de vários desalojados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    13 dez, 2022 PORTUGAL 19:03
    A barragem BALSEMÃO, entre o Peso da Régua e Lamego estará a receber água do Douro para ficar MEIA? Se não, esta água não VOLTA a passar por ali.

Destaques V+