Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SEF já regularizou mais de dois mil menores estrangeiros a estudar em Portugal

12 dez, 2022 - 17:30 • Lusa

Ação pretende que as crianças e jovens estrangeiros possam “prosseguir os seus estudos além da escolaridade obrigatória” e prevenir “comportamentos desviantes” na chegada à maioridade.

A+ / A-

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já regularizou 2.110 menores estrangeiros em situação irregular a estudar em Portugal desde 2010, ao abrigo do programa “SEF Vai à Escola”, revelou o serviço de segurança esta segunda-feira.

Numa nota enviada à comunicação social, o SEF deu conta do relançamento da iniciativa de promoção da regularização documental de jovens, que lhes permite “prosseguir os seus estudos além da escolaridade obrigatória” e prevenir “comportamentos desviantes” na chegada à maioridade.

A assinalar a iniciativa, o SEF entregou hoje 15 títulos de residência a alunos entre os 12 e os 15 anos da Escola Secundária Seomara da Costa Primo, na Amadora. Cerca de metade dos 1.400 estudantes desta escola têm nacionalidade estrangeira, sendo o Brasil o país mais representado entre estes jovens, seguido de Cabo Verde, num total de 32 nacionalidades diferentes.

O SEF destacou também que este processo é voluntário e tem sido acompanhado em contexto escolar por ações de sensibilização para a importância da regularização documental, com vista a uma maior integração social.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+