Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Professores do ​Ensino Superior cada vez mais precários. Qualidade pode estar em risco, avisa sindicato

12 dez, 2022 - 11:00 • Cristina Nascimento

Sindicato Nacional do Ensino Superior explica que o setor está com piores condições devido à implementação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, um documento que já devia ter sido revisto há 10 anos.

A+ / A-

A qualidade da Ciência e do Ensino Superior em Portugal pode estar em risco, se não for invertido o caminho da precariedade no setor. O alerta é lançado pelo Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNEsup), numa altura em que exigem à tutela que avance com a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).

“Todas as informações que nós compilamos e que são conhecidas demonstram que, nas instituições de ensino superior público, cerca de 42% dos professores são contratados precariamente”, denuncia Mariana Alves, do Sindicato Nacional do Ensino Superior.

Mariana Alves assegura que investigadores e docentes vivem numa “incerteza permanente relativamente a qual é o próximo contrato que vão ter e se vão ter algum contrato”.

A sindicalista considera que esta realidade tem sido agravada pela implementação, há 15 anos, do RJIES. Segundo o SNEsup, este documento abriu portas a maior precariedade entre os docentes e investigadores, bem como a uma menor participação nos órgãos de gestão das universidades e politécnicos.

“Nós temos tido efetivamente nos últimos anos um reconhecimento muito elevado em termos do trabalho científico e académico que se faz em Portugal, é um trabalho que é feito com qualidade. Mas todas estas tendências que estão aqui identificadas de deterioração das condições de trabalho podem, a prazo, vir a impossibilitar esta elevada qualidade”, alerta a sindicalista.

Mariana Alves explica que o RJIES devia ser revisto de cinco em cinco anos, mas tal nunca aconteceu, graças a “uma inação dos sucessivos governos que não têm efetivamente desencadeado os mecanismos necessários para fazer esta avaliação e esta revisão”, acusa.

“O SNEsup há já dois anos, em dezembro de 2020, colocou uma ação em tribunal contra o Ministério da Ciência e do Ensino Superior precisamente pelo facto de não ter sido avaliado nem revisto o RJIES, como a própria lei previa que fosse feito”, reforça.

O processo na justiça ainda corre, mas dada a morosidade, o sindicato avançou com um estudo sobre o impacto deste regime. O essencial deste estudo vai ser apresentado esta segunda-feira à ministra da Ciência e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e no dia 21 à Assembleia da República.

Docentes no privado ainda mais precários do que no público

Ainda sobre o RJIES, o sindicato explica que o documento também previa que fossem estabelecidas novas regras para as condições de trabalho dos professores e investigadores no ensino superior privado, mas essa legislação nunca foi elaborada.

“Nós temos um vazio legal para o qual também já alertámos múltiplas vezes ao longo destes últimos anos quer o Governo, quer a Assembleia da Repúblicas, mas este decreto-lei nunca foi produzido”, explica.

Mariana Alves defende a existência de “um paralelismo entre as regras de trabalho nas instituições de ensino superior privadas e aquelas que são as regras de trabalho nas instituições de ensino superior públicas”, reforçando que “neste momento não há regras” para o privado, ficando “dependente das condições de cada instituição de ensino superior privado e das suas condições particulares”.

Mariana Alves assegura que têm relatos de docentes do privado que têm “condições de trabalho absolutamente indignas, com uma grande incerteza, de semestre para semestre”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+