Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TAP. PCP questiona se Governo sabe de tentativa de coação de tripulantes que iam fazer greve

09 dez, 2022 - 13:17 • Lusa

Administração da TAP terá perguntado aos tripulantes se planeavam fazer greve entre quinta-feira e hoje, e PCP quer saber se Governo vai intervir.

A+ / A-

O PCP questionou nesta sexta-feira o Governo sobre uma alegada tentativa de coação por parte da administração da TAP para dissuadir tripulantes que planeavam fazer greve entre quinta-feira e hoje.

Numa pergunta endereçada ao ministro das Infraestruturas, através do parlamento, o PCP questiona se Pedro Nuno Santos tem conhecimento de que "a administração da TAP enviou uma mensagem de correio eletrónico aos tripulantes de cabine, dias antes da greve decretada para 08 e 09 de dezembro, onde solicitava que os trabalhadores nomeados para um serviço de assistência nos dias da greve informassem se iriam fazer greve".

A bancada comunista pergunta ao executivo se considera "plausível e aceitável" que a administração da companhia aérea tente "coagir os trabalhadores" e se a tentativa de condicionar a adesão à greve coloca "em causa o direito constitucional".

O PCP quer também saber se o Governo pondera "intervir junto da administração da TAP" para "impedir tais práticas".

Os comunistas denunciam que a mensagem enviada pela administração da TAP pedia uma resposta dos tripulantes "até às 22h00" de 7 de dezembro, véspera do início da greve, "e caso não houvesse resposta, iria assumir que o trabalhador estaria em greve".

"O direito à greve é um direito constitucional dos trabalhadores e o seu exercício não requer informação à empresa pelo trabalhador", sustenta a bancada comunista, advertindo que é "urgente reverter" as "tentativas de intimidação e o prolongamento dos cortes nos salários e direitos dos trabalhadores da TAP".

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+