Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo anuncia visita a hospitais e pede "resposta reforçada"

07 dez, 2022 - 19:42 • Ricardo Vieira

Presidente da República preocupado com crise no Serviço Nacional de Saúde. Marcelo Rebelo de Sousa diz que a "situação complicada exige uma capacidade reforçada de resposta".

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anuncia que vai realizar visitas aos hospitais e pede "resposta reforçada" para enfrentar o stress nas urgências.

Em declarações aos jornalistas em Abrantes, Marcelo Rebelo de Sousa disse que tem acompanhado atentamente a crise em vários serviços de urgências, nomeadamente na região da Grande Lisboa, e que vai ao terreno.

"Eu tenho acompanhado isso e tenciono nos próximos dias e nas próximas semanas ir ver nos locais a evolução dos acontecimentos, desde que isso não prejudique os serviços de saúde", assinalou.

O Presidente da República sublinha que Portugal, nesta altura do ano, "vive um tempo muito difícil que é a aproximação do inverno e este ano com três surtos ao mesmo tempo: a gripe clássica, um novo tipo de vírus e o vírus da Covid-19, com a pressão que existe sobre as urgências dos hospitais por todo o país, em particular nas unidades hospitalares que têm mais dificuldades de resposta".


Marcelo Rebelo de Sousa compreende que a "situação é complicada", mas "exige uma capacidade reforçada de resposta, que nuns casos é mais fácil e noutros casos é mais difícil e o mais difícil significa tempo de espera ou dificuldade de espaço para responder às dificuldades”.

O chefe de Estado deixa uma palavra de agradecimento a médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da área da saúde, nomeadamente pela "capacidade de resposta em cima de tanto trabalho que têm tido nos últimos anos, que tem mostrado num momento difícil".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alessandra
    07 dez, 2022 Vila Nova de Gaia 20:40
    Boa noite, Espero que o senhor presidente visite as urgências do hospital santos silva, e vá a area laranja, e veja como é estar diante de um cenario de guerra, sem precisar ir a Ucrania ou qualquer outro lugar que esteja em guerra, só que aqui é uma guerra pela vida, onde se vê pessoas a lutar para viver e outras que só pedem para morrer, pois ficar ali naquelas condições, é algo que ninguem merece, quando o Ministro vai a televisão e diz, que todos os casos estão a ser atendidos, ele esta certo, mas esqueceu de dizer é de que forma são atendidos, isso é que é preciso ver e dizer. Meu Deus nunca vi tanta tristeza e sofrimento, só quem passa por ali, sabe verdadeiramente o que e e como esta o serviço nacional de saude.

Destaques V+