Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conselho Nacional de Ética recomenda regulamentação sobre edição genética

25 out, 2023 - 15:54 • Lusa

Organismo defende a proibição de recurso à edição genómica para o melhoramento das características e capacidades humanas.

A+ / A-

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) recomendou nesta quarta-feira ao parlamento que aprove uma regulamentação sobre a edição genética para melhorar as características individuais ou a transformação do DNA de embriões.

Numa audição parlamentar que juntou deputados de três comissões, o conselheiro Pedro Fevereiro pediu aos deputados que aprovem regulamentação legal para "penalizar o uso da edição genómica na linhagem reprodutiva. Não faz qualquer sentido aplicar esta tecnologia para alterar o DNA em embriões".

Para o investigador e catedrático da Universidade Nova, é necessário também "proibir o recurso à edição genómica para o melhoramento das características e capacidades humanas".

As recentes inovações na área da manipulação genética e da inteligência artificial aplicada à saúde (desde a organização da informação clínica até à investigação médica executada por algoritmos) levaram a CNECV a fazer um relatório, onde alertam para alguns vazios legais que devem ser resolvidos pelos eleitos.

No Relatório sobre o Estado da Aplicação das Novas Tecnologias à Vida Humana hoje apresentado, os conselheiros destacam a necessidade de o legislador definir as "diferenças entre prevenir, tratar ou melhoramentos", com base na manipulação genética.

Para Pedro Fevereiro, é "eticamente inaceitável" a utilização destas tecnologias para melhorar geneticamente os embriões.

"É fundamental que exista uma regulamentação que seja adequada não só a esta penalização e proibição mas também à componente da aplicação da própria tecnologia" existente, procurando "prever mecanismos de mitigação em caso de imprevistos e prejuízo" para cada pessoa, afirmou Pedro Fevereiro, que defendeu também garantias de "reserva de privacidade e a proteção da informação genómica" de cada um.

Além disso, o relatório propõe "incentivar debates públicos alargados e participados relativamente à regulação dos ensaios clínicos que envolvam a edição do genoma das células somáticas" de modo a atingir um consenso sobre o tema.

Na resposta a dúvidas dos deputados, Pedro Fevereiro não se mostrou contra a investigação nesta área, mas defendeu que a aplicação deve ser enquadrada do ponto de vista ético.

"Isso também nos traz aqui sobre a necessidade de legislar sobre a utilização destas tecnologias", afirmou.

Nem conservador nem progressista

Já a presidente do CNECV, Maria do Céu Patrão Neves, salientou que o órgão que coordena "não é conservador nem progressista, é tão-somente rigoroso na reflexão, ponderado na deliberação e construtivo na decisão".

Isto porque a "utilização de novas biotecnologias para melhoramento do ser humano não só são formas abusivas e objetivantes dos seres em construção" mas também constituem "uma agravante da justiça social", porque daria ferramentas ou características particulares a uns a outros. O Conselho Nacional de Ética não é conservador nem progressista, é tão-somente rigoroso na reflexão, ponderado na deliberação e construtivo na decisão.

IA deve ser apenas ferramenta operacional

No plano da Inteligência Artificial (IA), a antiga eurodeputada do PSD considera que esta "se deve manter como uma ferramenta, de valor instrumental, a utilizar num plano operacional".

"A eficiência constitui um valor utilitário", pelo que se deve "exigir que a IA respeite os valores nucleares do ser humano e os seus direitos fundamentais e se centre na promoção do [ser] humano".

"Ninguém vai travar a ciência ou a inovação tecnológica", mas o que "se pode e deve fazer é orientar no sentido que os benefícios que nos possa trazer sejam maximizados" e que os "eventuais benefícios sejam mitigados", acrescentou a investigadora, que reconheceu os "benefícios reais e potenciais para a saúde das biotecnologias e das tecnologias da informação".

Mas é sempre necessário "invocar o princípio da precaução sempre que os impactos futuros de iniciativas presentes sejam desconhecidos, imprevisíveis ou potencialmente nefastos", sublinhou ainda, na resposta aos deputados.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+