Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Já há radares de velocidade média a serem testados na estrada

26 abr, 2023 - 10:07 • Redação

A ideia da Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária é a de reduzir a sinistralidade em estradas tradicionalmente perigosas.

A+ / A-

Na semana passada foram instalados os primeiros 14 radares que detetam a velocidade media dos automobilistas ns estradas portuguesas. Faltam ainda seis do total de 20 previstos pela Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (ANSR).

Não se sabe ainda quando vão estar a funcionar, mas vão estar devidamente identificados com o sinal de trânsito “H42 - velocidade média”.

Os testes estão a decorrer nas regiões do Porto (A3), Coimbra (A1 e EN109), Santarém (A1), Setúbal (EN10, EN378, EN4 e IC1), Évora (A6 e IP2) e Beja (IC1).

Em declarações ao Público, fonte oficial da ANSR “com estes novos radares, o SINCRO vai também proceder à fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada”.

“As características encontradas em alguns dos locais seleccionados, nomeadamente o elevado nível de sinistralidade ao longo de troços e não apenas em pontos específicos, recomendam a utilização de equipamentos de controlo da velocidade média em vez dos tradicionais equipamentos de velocidade instantânea”, acrescentou a mesma fonte a mesma fonte.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+