Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porta Solidária. Quase 30% dos pedidos de ajuda são de imigrantes

18 dez, 2022 - 08:00 • Henrique Cunha

O alerta neste Dia Internacional dos Migrantes é do padre Rubens Marques, da Paróquia da Senhora da Conceição, no Porto, que serve 350 refeições por dia à população desfavorecida e sem-abrigo da cidade.

A+ / A-

Cerca de 25% a 30% das refeições diárias que o serviço Porta Solidária, no Porto, serve já são para imigrantes.

O padre Rubens Marques, da Paróquia da Nossa Senhora da Conceição, no Porto, revela, em declarações à Renascença, que está a aumentar de forma substancial o conjunto de pedidos de ajuda.

O responsável pela Porta Solidária adianta que, depois de inicialmente “servir sobretudo emigrantes do Brasil”, o serviço está agora a ser confrontado com “pedidos de cidadãos oriundos da Índia, Paquistão, Marrocos, Argentina, Colômbia e do Chile”.

E esta nova realidade, de acordo com o responsável, "obriga a toda uma nova logística e à necessidade de adaptação das refeições porque os emigrantes muçulmanos pedem para não comer carne”.

O sacerdote diz que não é fácil às autoridades conhecerem todas as realidades, e considera importante que o “país tenha as portas abertas para acolher quem foge da guerra e da fome.

Mas alerta para a “necessidade de, a montante, se pensar na residência, na legalização e na empregabilidade [dos migrantes] porque, sobretudo os que vêm da Índia e do Paquistão têm muitas dificuldades em entrar no mercado de trabalho, por causa da língua”.

Entretanto, este ano a Porta Solidária vai retomar a tradição de organizar a 30 de dezembro “um grande jantar solidário” aberto na cripta da Igreja, que deverá juntar cerca de 420 pessoas.

“É uma iniciativa que começou em 2003 e que só foi interrompida por causa da pandemia”, assinala.

Asseguradas estão também as refeições dos principais dias de festa natalícia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+