Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Censos 2021. Mais solteiros que casados e mais divorciados que viúvos

24 nov, 2022 - 12:09 • Diogo Camilo

Quase metade das pessoas da Área Metropolitana de Lisboa estão solteiras e o Algarve é a região com mais divórcios. Há mais homens solteiros e mais mulheres viúvas e divorciadas.

A+ / A-

Há cada vez mais divórcios e cada vez menos casamentos em Portugal. Esta é uma das principais conclusões do Censos 2021 divulgado esta quarta-feira, que revela que o número de pessoas divorciadas ultrapassou, pela primeira vez, o das pessoas viúvas e que 43,5% das pessoas em Portugal estão solteiras.

São quase 2,3 milhões os homens portugueses solteiros, número ligeiramente superior ao de mulheres solteiras (menos de 2,2 milhões).

A população com estado civil "casado" representa atualmente 41%, uma redução em 2,2 pontos percentuais face a 2011. São cerca de 4,2 milhões de portugueses casados, menos que os cerca de 4,5 milhões de solteiros.

Já a categoria de estado civil "divorciado" foi assinalada por 8,0% dos residentes em Portugal, um aumento de dois pontos percentuais relativamente aos Censos anteriores. O INE nota que a percentagem de divorciados é, "pela primeira vez, superior ao valor da população com estado civil viúvo", que, segundo os dados provisórios, é de 7,5%.

A análise do estado civil por sexo revela "algumas diferenças entre homens e mulheres", com os homens em número superior entre os solteiros e as mulheres a estarem mais representadas entre os viúvos e divorciados.

"A proporção de homens solteiros é de 47%, face a 40,3% de mulheres solteiras. A proporção de mulheres viúvas é de 11,7%, enquanto que a de homens viúvos é de apenas 3,0%", explicita o INE.

Em termos de regiões também há discrepâncias.

Na Área Metropolitana de Lisboa, quase metade da população diz estar solteira, uma percentagem muito acima do resto do país, enquanto a percentagem de pessoas casadas é a mais baixa (só 35%). Lisboa tem ainda a menor percentagem de viúvos (6,7%) e a segunda maior de divorciados (9,2%).

O Algarve é a região em que uma maior fatia da população está divorciada (cerca de 9,3%) e o Norte a região onde há menos pessoas divorciadas (7,1%) e mais casados (44,7%).

O Centro é a região com menos solteiros (39,5%), enquanto o Alentejo é a região com maior percentagem de viúvos (9,5%).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+