Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

240 kg de cocaína escondidos entre café. Desmantelado grupo que importava droga da América Latina

16 nov, 2022 - 08:46 • Lusa

Foram detidos sete homens, um português e seis estrangeiros, com idades entre os 30 e 47 anos.

A+ / A-

A Polícia Judiciária desmantelou uma estrutura criminosa que importava, a partir da América Latina e por via marítima, grandes quantidades de droga dissimulada em mercadorias transportadas em contentores. Foram detidas sete pessoas.

A investigação começou após terem sido detetados e apreendidos 240 quilos de cocaína dissimulados numa carga de café.

No decurso da investigação, titulada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal, a PJ percebeu que estaria a ocorrer um crime de rapto, sendo a vítima um dos indivíduos encarregues de receber em Portugal a cocaína, que seria depois distribuída pela Europa.

Este rapto, explica a nota, "terá sido motivado por alguns dos elementos do grupo criminoso se terem convencido de que a droga, que sabiam ter chegado a Portugal, mas desconheciam ter sido apreendida, teria sido desviada por outros elementos do grupo".

A PJ conseguiu identificar os presumíveis autores do rapto, que foram detidos, e libertar a vítima. Mais tarde, foram ainda detidos outros dois homens "fortemente indiciados de integrarem o mesmo grupo criminoso" e de serem os responsáveis por todo o processo de importação da droga apreendida.

No total, foram detidos até agora sete homens, um português e seis estrangeiros, com idades entre os 30 e 47 anos, alguns já com antecedentes por vários tipos de ilícitos, que depois do interrogatório judicial ficaram em prisão preventiva.

As diligências realizadas contaram com o apoio da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Guarda Nacional Republicana. Investigações continuam.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+