Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seca

Governo estuda criação de central dessalinizadora no Litoral Alentejano

10 nov, 2022 - 21:57 • Redação

Ministro do Ambiente reconhece que uma forma de evitar a seca a longo prazo seria criar uma central para aproveitar a proximidade do mar no Litoral Alentejano. Primeira central dessalinizadora, a ser criada no Algarve, deverá estar concluída em 2026.

A+ / A-

O Governo está a estudar a criação de uma central dessalinizadora no Litoral Alentejano para combater a seca em Portugal, anunciou esta quinta-feira o ministro do Ambiente.

Na audição desta quinta-feira à tarde, Duarte Cordeiro afirmou que este ano tem sido muito difícil em termos de recursos hídricos.

O ministro diz que já estão a ser tomadas medidas. Mas reconhece que uma forma de evitar a seca a longo prazo seria criar uma central para aproveitar a proximidade do mar no litoral alentejano.

Prevista está a instalação de uma primeira central dessalinizadora no Algarve para complementar o atual Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água da região.

“Nós desenvolvemos um pacto regional para o uso da água que compatibiliza o uso da água que nós libertaremos dos vários investimentos que temos em curso com aquilo que é o futuro utilização da água. Ao nível do Alentejo, o mesmo. Mas temos de adotar um conjunto de medidas que neste momento ainda não estão estruturadas por território, nomeadamente a possibilidade de acrescentar à dessalinizadora do Algarve uma dessalinizadora no Litoral Alentejano”, disse Duarte Cordeiro aos deputados.

A central dessalinizadora ao Algarve deverá estar concluída em março de 2026.

A obra, avaliada em 45 milhões de euros, está em fase de desenvolvimento dos estudos necessários para se poder colocar a empreitada a concurso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+