Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vacina Covid-19 e gripe. Casa Aberta para maiores de 70 anos

08 nov, 2022 - 13:46 • Lusa

Desde 7 de setembro e até 7 de novembro, foram já vacinados 1,8 milhões de portugueses. Campanha de vacinação decorre até dezembro.

A+ / A-

Os maiores de 70 anos podem, a partir desta terça-feira, tomar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 e a vacina da gripe na modalidade de "casa aberta", anunciaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

"A modalidade "Casa Aberta" passa agora a estar disponível para o reforço sazonal contra a covid-19 para pessoas com 70 ou mais anos de idade, descendo mais uma vez a faixa etária, para que mais utentes possam deslocar-se aos locais de vacinação sem ser preciso marcação", referem em comunicado os SPMS, informando que este regime está também disponível na vacina contra a gripe.

A "Casa Aberta" continua também disponível para grupos profissionais prioritários (com recurso a senhas digitais) e para a vacinação e reforço de pessoas entre os 18 e 59 anos e vacinação primária acima dos 12 anos.

Desde o início da campanha outono/inverno, a 07 de setembro, até segunda-feira, foram vacinados mais de 1,8 milhões de utentes contra a covid-19 e mais de 1,8 milhões contra a gripe, em Portugal Continental, dos quais mais de 1,4 milhões receberam as duas vacinas em simultâneo.


A campanha de reforço sazonal contra a covid-19 dirige-se a pessoas com 60 ou mais anos, grávidas com idade igual ou superior a 18 anos e doenças definidas pela norma publicada pela Direção-Geral da Saúde.

Pessoas com 12 ou mais anos com patologias de risco, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes e profissionais de Estabelecimentos Prisionais também são outros grupos abrangidos.

Para os residentes ou profissionais de Estabelecimentos Residenciais Para Idosos e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrado e para profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados estão indicadas a vacina contra a covid-19 e contra a gripe.

A vacinação contra a gripe é também recomendável para quem tem idade igual ou acima dos 65 anos, crianças com seis ou mais meses que apresentem patologias crónicas associadas, doentes crónicos e imunodeprimidos e grávidas.

As vacinas estão também disponíveis para os grupos prioritários, nomeadamente profissionais de saúde, lembram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+