Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo vai reforçar número de vagas em lares para aumentar o descanso dos cuidadores informais

06 nov, 2022 - 01:38 • Lusa

Secretária de Estado da Inclusão anuncia a criação de 10.300 vagas para reforçar os lugares em estruturas para idosos ou lares residenciais para pessoas com deficiência.

A+ / A-

O Governo vai criar 10.300 vagas para reforçar os lugares em estruturas para idosos ou lares residenciais para pessoas com deficiência. Anúncio da secretária de Estado da Inclusão para permitir o descanso do cuidador informal.

Ana Sofia Antunes, que esteve no encerramento do 4.º Encontro Nacional de Cuidadores Informais, que decorreu em Leiria, anunciou "1.300 novas vagas dos lares residenciais e na ordem das 9.000 vagas em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI)".

A construção destes dois tipos de resposta, no âmbito do programa Pares III ou do Plano de Recuperação e Resiliência, já estão contratualizados e em fase de lançamento de concursos, prevendo-se a construção até 2026, adiantou a governante.

Ana Sofia Antunes garantiu que será publicada a portaria do descanso do cuidador e sublinhou ainda que na falta de vagas nestas redes, poderá avançar-se para a referenciação no setor privado, "podendo também ser requerido o apoio da Segurança Social para isso".

Ainda durante o mês de novembro, será também publicado o diploma da criação da Comissão de Acompanhamento do Estatuto do Cuidador Informal.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+