Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo

Aviso amarelo em dez distritos de Norte e Centro devido à chuva

31 out, 2022 - 08:23 • Lusa

Depressão frontal fria associada à depressão Cláudio causa chuva por vezes forte e aumento da intensidade do vento.

A+ / A-

Dez distritos do Norte e do Centro de Portugal Continental estão sob aviso amarelo, esta segunda-feira, por causa da chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, estão sob aviso amarelo (o terceiro mais grave) até às 9h00 os distritos de Vila Real, Bragança, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco. Já em Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro o aviso estará em vigor até às 12h00.

De acordo com as previsões do IPMA, a depressão Cláudio não deverá afetar Portugal diretamente, mas uma depressão frontal fria a ela associada irá influenciar o estado do tempo esta segunda-feira, prevendo-se a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, nas regiões do Norte e Centro até ao final da manhã.

Está igualmente previsto um aumento temporário da intensidade do vento no litoral Norte e Centro e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h e até 80 km/h, respetivamente.

Três barras fechadas devido ao mau tempo


As barras de Esposende, Póvoa do Varzim e Vila do Conde estão fechadas a toda a navegação, esta segunda-feira, segundo a Autoridade Marítima Nacional.

As previsões para o estado do mar na costa ocidental a norte do Cabo Raso, apontam para ondas de noroeste com 1,5 a 2 metros, passando temporariamente a ondas de oeste-sudoeste durante a manhã, e aumentando gradualmente para 2 a 2,5 metros, segundo o IPMA.

Para a costa ocidental a sul do Cabo Raso o IPMA prevê ondas de oeste-noroeste com 1,5 a 2 metros, enquanto na costa sul estão previstas ondas do quadrante sul inferiores a um metro.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 6º (Bragança e Guarda) e os 17º (Faro), e as máximas entre os 13º (Guarda) e os 22º (Faro e Sagres).

[notícia atualizada às 9h31]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+