Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TAP confirma atrasos e cancelamentos dos voos a partir de Lisboa

27 out, 2022 - 11:35 • Anabela Góis , Olímpia Mairos

Situação é justificada com a entrada em funcionamento do novo sistema de gestão de tráfego aéreo. Companhia garante que as suas equipas estão a fazer todos os esforços para enfrentar este desafio.

A+ / A-

A TAP admite atrasos e cancelamentos dos voos a partir de Lisboa. Atribui culpas à implementação do novo sistema de navegação aérea que está em curso e garante que está a fazer todos os esforços para resolver o problema.

Nos últimos dias têm-se multiplicado as queixas dos clientes da TAP nas redes sociais.

Contactada pela Renascença, a companhia aérea explica que a operação está a ser afetada pela migração para o novo sistema o que – a juntar aos habituais congestionamentos do aeroporto de Lisboa - está a causar restrições à navegação aérea e o cancelamento e atraso dos voos.

“A operação da TAP está a ser impactada pela implementação do novo sistema TOPSKY da NAV e por questões técnicas em alguns dos seus aviões, combinados com os desafios do Aeroporto de Lisboa, que está sempre muito congestionado, o que está a causar restrições à navegação aérea e o cancelamento e atrasos dos voos”, lê-se na resposta, enviada por escrito.

Garantindo que as suas equipas estão a fazer todos os esforços para enfrentar este desafio, a companhia aérea pede desculpa aos seus passageiros que não estejam a ter a melhor experiência.

Na sequência da implementação deste sistema, a TAP foi autorizada a fazer voos à noite desde o dia 18 de outubro e até ao dia 28 de novembro de 2022.

O novo sistema de navegação aérea, TOPSKY, vai permitir, segundo a NAV Portugal, uma operação mais eficiente e sustentável. Permitirá reforçar a segurança da atividade da empresa, com uma tecnologia que ajuda em decisões mais rápidas e melhores, além de melhorar a capacidade de otimizar rotas e, a longo prazo, recuperar atrasos, e assim contribuir para poupar combustível e reduzir a pegada de carbono.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+