Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo lamenta morte "em condições desumanas" de sem-abrigo português em Londres

16 fev, 2018 - 11:47

Homem de 35 anos foi encontrado morto junto à estação de metro de Westminster, em Londres.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamenta o falecimento “em circunstâncias desumanas” do português de 35 anos, que foi encontrado sem vida numa das entradas do metro de Londres, em Inglaterra.

O cidadão português, natural de Lisboa, foi encontrado esta quarta-feira na estação de metro de Westminster, perto do Parlamento britânico.

O alerta foi dado por elementos da equipa de contacto da autarquia de Westminster na quarta-feira, às 7h16, quando foi descoberto o homem sem respirar, levando à chamada dos serviços de emergência. "Infelizmente, apesar dos esforços de reanimação, ele morreu no local", indicou um porta-voz do Serviço de Ambulância de Londres.

Marcelo manifesta também a sua solidariedade para com as pessoas que vivem em "condições precárias, sem teto ou sem casa, apelando ao esforço de todos para a sua inclusão na sociedade".

O incidente gerou alguma controvérsia por o homem ter sido encontrado perto do Parlamento, levando o líder do partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, a deixar um cartão de condolências e flores.

Na altura, Corbyn escreveu no Twitter: "Acabei de ser informado sobre a morte de um sem-abrigo à entrada do Parlamento. Os poderosos não podem continuar a passar ao lado, enquanto há pessoas que não têm uma casa. Está na hora de todos os deputados assumirem este desafio moral e encontrar casa para todos".

Na quinta-feira, o Governo confirmou a morte do português e comunicou que "serviços consulares portugueses continuam a obter mais informação sobre o caso e a tentar contactar a família".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    16 fev, 2018 évora 13:25
    Lamenta ? E em Portugal os sem abrigo servem de exemplo a quem ? Marginalizados pela justiça , pela saúde e pelo poder político , lá vão alastrando pelas ruas para fomentar o pagamento aos xulos que distribuem comida a troco de dádivas do estado , pois de graça ninguém dá nada em Portugal ! Acabem com a miséria em Portugal em vez de andarem todos os anos constantemente a abastecer as empresas onde os titulares das mesma não passam de mafiosos criminosos e traficantes de mão de obra humana .
  • REVOLTA
    16 fev, 2018 Guarda 13:25
    É lamentável este mundo em que vivemos, tanta MALDADE CRUEL DESPREZO PELA VIDA HUMANA. COMO ESTE JUIZ JOÃO ALBERTO SARAIVA QUE TRABALHA AQUI NO TRIBUNAL DA GUARDA, UM DESUMANO CRUEL VIL, TAMBEM VIOLOU HUMILHOU MALTRATOU UMA MULHER, E NINGUÉM FAZ NADA A ESSE JUIZ , SÓ QUANDO A MINHA AMIGA MORRER, SÓ QUANDO MORRER É QUE TOMAM MEDIDAS, LAMENTÁVEL, SR PRESIDENTE AQUI EXISTE TAMBEM GENTE QUE USA O PODER PARA FAZER MAL.
  • Pois oh marcelo!
    16 fev, 2018 além mar 12:23
    Lamenta, lamenta!!!! Deverias era sentir vergonha e lamentar o país que tens em que cada vez mais se vive sem dignidade, com trabalho precário. Uma autentica vergonha o trabalho neste país. Só dão trabalho temporário e a 500 euros. As câmaras pagam através de programas 100 euros por 4 horas diárias mensalmente a ajuntar à ninharia que alguns recebem do rendimento minimo. Isto é o quê, distribuir dignidade por quem não tem trabalho? Cala-te marcelo!!!!??? Em vez de estares em passeatas, distribuindo beijinhos e a servir de palhaço, preocupa-te com aqueles que não conseguem um trabalho digno, oportunidade ou esperança e que por este motivo tem que sair do seu país, passando tormentos e que por sua vez também se deparam com as maiores barreiras...Tenham vergonha! Para mais ainda temos uma cambada de ridículos que só se entretêm a fazer leis para cães entrarem no restaurante e para a eutanásia. Sinto nojo de vocês!

Destaques V+