Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

No Dia Mundial de Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos. Há mais de 100 mil pessoas a precisar de ajuda e só 30 por cento têm acesso

14 out, 2023 - 08:15 • Henrique Cunha

Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos considera "urgente" conhecer em detalha os números desta realidade.

A+ / A-

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos considera "urgente conhecer os números" sobre a realidade desta área no nosso país.

A presidente da associação, Catarina Pazes, diz à Renascença que também é necessário conhecer "o relatório do plano de desenvolvimento estratégico da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos" para se perceber esta realidade.

A responsável destaca também a necessidade de existir “um diretório de equipas que possa ser consultado por todos os portugueses para que todas as pessoas possam saber que tipo de respostas têm no local onde vivem”.

No Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, Catarina Pazes relembra que em Portugal há mais de 100 mil pessoas a precisar de ajuda e que apenas 30 por cento têm acesso aos cuidados necessários.

“Entre 100 mil pessoas, entre crianças, e adultos a precisar desta área de cuidados todos os anos ainda continuamos a falar de apenas 30% terem acesso, o que nos deve preocupar enquanto país, enquanto sociedade e deve alertar para uma prioridade absoluta do sistema de saúde a nível de estratégia e a nível de investimento sério, para que, de facto, possamos mudar esta esta realidade”, sustenta.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+