Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Oito mil habitantes, oito mil árvores". Eis o plano para reflorestar Miranda do Douro

21 out, 2022 - 12:05 • Olímpia Mairos

Este projeto para além de ser uma fonte de bens “como madeira, fibras e alimentos, vai promover o emprego e o rendimento, ao mesmo tempo que aumenta áreas de recreio e lazer contribui para a saúde e bem-estar social”.

A+ / A-

A autarquia de Miranda do Douro vai avançar com o projeto “8. 000 habitantes - 8. 000 árvores” que visa reflorestar o concelho em áreas ardidas e baldios, com um investimento previsto de cerca de 565 mil euros, financiado na totalidade por fundos europeus.

“Este é um projeto que pretende promover a sustentabilidade de bens e serviços do ecossistema, fomentando a biodiversidade e aumentando a resiliência dos territórios face aos riscos e às adversidades, nomeadamente na prevenção e controlo do aparecimento de espécies invasoras”, explica a autarquia em comunicado.

De acordo com o documento, através deste projeto, o município pretende ainda “adensar e recuperar áreas ambientalmente sensíveis e suscetíveis à desertificação para que sirvam não só o desenvolvimento social e a atração turística, mas também a conservação e sustentabilidade de uma biodiversidade resiliente ao aumento de temperatura e à falta de água, capaz de fornecer retornos económicos”.

Segundo a autarquia, este projeto para além de ser uma fonte de bens “como madeira, fibras e alimentos, vai promover o emprego e o rendimento, ao mesmo tempo que aumenta áreas de recreio e lazer contribui para a saúde e bem-estar social”.

“Este projeto demonstra na prática que é possível conservar, restaurar e usar a natureza de forma sustentável e, em simultâneo, dar resposta a outras necessidades da sociedade”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+