Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

​Há mais de 700 investigadores em Portugal no "top" dos mais citados a nível mundial

21 out, 2022 - 14:28 • Cristina Nascimento

Ministra da Ciência, Elvira Fortunato, e a antiga presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Helena Pereira, fazem parte da lista.

A+ / A-

A ministra da Ciência Elvira Fortunato e a antiga presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) Helena Pereira estão entre os mais de 700 nomes a trabalhar em Portugal que aparecem na lista dos investigadores científicos mais citados em 2021.

O ranking “World’s Top 2% Scientists 2022”, elaborado pela Universidade de Stanford, elenca os 2% de cientistas mais citados em todo o mundo. São, no total, cerca de 200 mil cientistas, de 22 áreas e 176 disciplinas.

Ordenando este ranking por países, há 763 nomes a trabalhar em Portugal, entre os quais a ministra Elvira Fortunato, Helena Pereira, ex-presidente da FCT, mas também Filipe Santos, reitor da Católica Lisbon School of Business & Economics.

O investigador a trabalhar em Portugal melhor colocado neste ranking é J. Paulo Davim, da Universidade de Aveiro, que, em 2021, foi citado 1.915 vezes.

As principais universidades do país – Lisboa, Porto e Coimbra – são das instituições que mais investigadores têm nesta lista, a rondar uma centena cada uma, mas também o Instituto Superior Técnico, com 65 investigadores, ou a Universidade do Minho, com 56, estão em destaque.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+