Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicatos da Função Pública estão divididos quanto à adoção da semana dos quatro dias

17 out, 2022 - 19:23 • Redação

Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado não se opõe, mas não "não sabe como encarar" a possibilidade perante a falta de trabalhadores no setor. Já a Fesap "vê com bons olhos" e admite que o setor público até pode servir de exemplo ao privado

A+ / A-

Os sindicatos da Administração Pública estão divididos quanto à possibilidade de se adotar a semana dos quatro dias no setor.

É a reação à entrevista da ministra da Presidência, esta segunda-feira, no jornal Público.

Mariana Vieira da Silva anunciou que está a ser desenvolvido um projeto-piloto que pretende testar a redução do número de dias de trabalho.

“Não nos opomos, mas, é curioso uma semana de quatro dias quando temos falta de trabalhadores em tantas instituições. Não sei bem como podemos encarar”, diz à Renascença a presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE).

Contudo, “não conhecendo [o projeto-piloto do Governo] não sabemos bem o que está a ser pensado”, referiu a presidente do STE, evitando alongar-se em comentários.

Medida benéfica “a vários níveis”, defende Fesap

Leitura diferente faz a Federação dos Sindicatos da Administração Pública.

Para José Abraão, a possibilidade da redução da semana de trabalho para quatro dias na Administração Pública é vista “com bons olhos”.

O secretário-geral da Fesap vê, aliás, nesta possibilidade de adoção da semana dos quatro dias uma oportunidade para que o setor público sirva de “exemplo ao setor privado: podemos fazer o trabalho com ganhos de produtividade”.

“Potencia a parentalidade, o apoio à família, o ócio e vemos com bons olhos porque há um conjunto vasto de serviços cujo trabalho pode ser desenvolvido em quatro dias”, conclui José Abraão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+