Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Promoção da Alimentação Saudável

DGS quer reduzir sal em 10% e açúcar em 20% até 2027

15 out, 2022 - 23:55

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, programa nacional estima que uma má alimentação possa ser mais letal do que o tabaco em 2030. Quase 80% dos portugueses comem mais sal do que o recomendado e mais de metade consome menos vegetais e frutas do que devia.

A+ / A-

Menos sal e açúcar são duas das metas definidas pelo novo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (2022-2030), que a Direção-Geral da Saúde coloca em consulta pública a partir deste domingo.

No documento, divulgado no Dia Mundial da Alimentação, a DGS indica que a alimentação inadequada é uma das principais causas evitáveis de doenças crónicas, perda de qualidade de vida e mortalidade prematura em Portugal.

“Estima-se que nos próximos ano ,a alimentação inadequada possa vir a ultrapassar o tabaco no ranking dos fatores de risco modificáveis que mais condicionam a carga da doença a nível nacional”, refere o PNPAS.

Entre as estatísticas que preocupam está a ingestão de sal: 77% dos portugueses têm uma ingestão do sal superior a 5 gramas por dia, enquanto 41% das crianças e quase 50% dos adolescentes têm uma ingestão de açúcares muito acima do recomendado.

Mais de metade dos portugueses consomem menos vegetais e frutas que o recomendado, incluindo 72% das crianças e 78% dos adolescentes, enquanto 41% dos jovens portugueses consomem diariamente refrigerantes.

A alimentação inadequada contribui para que um em cada dois adultos tenham excesso de peso e que 20% tenham obesidade. Em crianças, uma em cada 12 crianças com menos de cinco anos tem excesso de peso, estatística que sobe para um terço das crianças entre os 5 e os 19 anos.

Para 2030, a DGS estima que 14% da mortalidade seja atribuída à má alimentação, acima de fatores de risco como o álcool (12%) ou o tabaco (11%).

Por isso, duas das metas são a redução de 10% do teor de sal e de 20% do teor de açúcar nos alimentos que mais contribuem para a ingestão de sal e açúcar na população portuguesa, a que se somam o aumento do consumo em pelo menos 400 gramas de fruta e hortícolas em adultos, crianças e adolescentes até 2030.

Outros dos objetivos são a redução do consumo de carne processada e ultra processada, a redução do consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas, um corte de 30% na ingestão de sódio e um aumento de 50% do aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses.

O programa, que lança as novas linhas de orientação na alimentação, vai ficar em consulta pública por um período de 21 dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+