Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministério Público está a investigar alegadas incompatibilidades no Governo

15 out, 2022 - 08:55 • Redação

Têm vindo a público vários casos de alegadas incompatibilidades no Executivo. O mais recente envolve a ministra da Ciência e Tecnologia.

A+ / A-

O Ministério Público está "a analisar" alegadas incompatibilidades de membros do Governo reveladas nos últimos dias. É uma informação avançada numa nota da Procuradoria-Geral da República.

Na nota, avançada pela RTP, é referido que caso não está a ser tratado a nível criminal. “O procedimento em curso insere-se no âmbito das competências do Ministério Público no Tribunal Constitucional, e não na jurisdição criminal, não sendo, como tal, correto falar-se em inquérito.”

Têm vindo a público vários casos de alegadas incompatibilidades no Executivo. Os ministros da Saúde, Manuel Pizarro, da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, entre outros, foram alvo de dúvidas sobre a hipótese de terem violado o regime de incompatibilidades em vigor aplicado a titulares de cargos públicos.

O caso mais recente envolve a ministra da Ciência e Tecnologia. Em causa está o alegado financiamento da Fundação da Ciência e Tecnologia a um projeto no qual o marido da ministra é um dos investigadores.

À Renascença, o constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia sublinha que o que Portugal Precisa é de uma legislação mais restritiva.

O Presidente da República descreveu a lei das incompatibilidades como um “emaranhado legislativo complexo” e pediu à Assembleia da República que “proceda à revisão da legislação em vigor relativa à matéria do exercício de funções por titulares de cargos políticos e altos cargos públicos, suas obrigações declarativas e respetivo regime sancionatório”.

Mais tarde, Marcelo Rebelo de Sousa pediu “ponderação” aos deputados ao analisar lei das incompatibilidades.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+