Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oficial. Juiz Carlos Alexandre submeteu candidatura aos Tribunais da Relação

13 out, 2022 - 18:57 • Lusa

Resultados deverão ser conhecidos em março de 2023. Juiz da Operação Marquês e outros casos mediáticos é o 5.º mais antigo na categoria de juiz de direito, com aproximadamente 37 anos de serviço.

A+ / A-

O juiz Carlos Alexandre apresentou formalmente, esta quinta-feira, a sua candidatura aos Tribunais da Relação, confirmou o Conselho Superior da Magistratura, devendo assim deixar o Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) após quase 20 anos como juiz de instrução.

A candidatura do juiz de 61 anos foi formalizada esta manhã, às 10:45, um dia depois de ser divulgada na imprensa a sua intenção de concorrer a desembargador da Relação, sendo que a abertura do prazo para a submissão da candidatura ao 11.º Concurso Curricular de Acesso aos Tribunais da Relação teve lugar apenas à meia-noite.

De acordo com o concurso, publicado na quarta-feira em Diário da República, o número limite de vagas é de 60, sendo o número de concorrentes a admitir de 120. Os resultados devem ser conhecidos em março, tornando-se a mudança – caso seja um dos 60 juízes escolhidos – efetiva a partir de setembro de 2023.

Carlos Alexandre é, segundo a lista de antiguidade dos magistrados judiciais atualizada no final de 2021, o quinto mais antigo na categoria de juiz de direito, com aproximadamente 37 anos de serviço.

Pelas suas mãos passaram alguns dos processos mais mediáticos da história recente da Justiça portuguesa, nomeadamente Operação Marquês, Face Oculta, BES/GES, Caso EDP, Monte Branco ou Operação Furacão, entre outros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+