A+ / A-

Covid-19. Infarmed alerta para testes disponíveis na Europa sem a devida regulamentação

12 out, 2022 - 19:00 • Lusa

A Autoridade Nacional do Medicamento informa que "em Portugal não foram identificados registos destes testes", mas recomenda que o teste "não seja adquirido, nem utilizado".

A+ / A-

O Infarmed alertou hoje para o uso indevido da marca CE em testes de antigénio Covid-19 de um fabricante chinês, apelando para que não seja comprado, ainda que até agora não haja registo em Portugal do uso destes testes.

“Foi identificada a colocação no mercado europeu dos testes de antigénio 'Covid-19 Antigen Test Kit' ('colloidal gold method') do fabricante Hangzhou Bioer Technology Co., Ltd. (China) e mandatário Medical Devices & Drugs S.L. (Espanha), ostentando marcação CE indevida, por não existir evidência de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu, incluindo documentação técnica incompleta face ao estabelecido” nos regulamentos comunitários, adiantou a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) numa circular informativa hoje divulgada.

Segundo o Infarmed, “em Portugal não foram identificados registos destes testes, mas, atendendo a que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu, o Infarmed recomenda que o dispositivo supramencionado não seja adquirido nem utilizado”, acrescenta a nota.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+